O autor do tiroteio num salão de Testemunhas de Jeová em Hamburgo foi Philipp F. O consultor cobrava 250 mil euros por dia.
Pelo menos sete pessoas morreram e oito ficaram feridas num ataque num salão das Testemunhas de Jeová em Hamburgo, esta quinta-feira. O diário Bild fala num “banho de sangue”. O autor do tiroteio, identificado como Philipp F., suicidou-se após a chegada da polícia.
“O autor dos disparos fugiu para o primeiro andar e suicidou-se”, disse o ministro do Interior da cidade de Hamburgo, Andy Grote, adiantando que entre as vítimas está uma mulher grávida de sete meses.
Philipp F., de 35 anos, morava em Hamburgo desde 2014. O atacante usou uma arma semiautomática Heckler & Koch P30, tendo disparado 135 vezes, gastando um total de nove carregadores com 15 balas cada. O germânico tinha consigo mais 22 carregadores, segundo a Deutsche Welle (DW).
As autoridades acreditam que Philipp F. sofria de transtornos psicológicos. A polícia recebeu, em janeiro, uma carta anónima a solicitar a revisão do seu porte de arma, alegando que Philipp tinha uma doença mental. Além disso, estaria irritado “com tudo o que é religioso”, particularmente com as Testemunhas de Jeová.
No entanto, o chefe de polícia, Ralf Martin Meyer, disse que uma inspeção sem aviso prévio não encontrou evidências que sustentassem as acusações da carta anónima. O alemão solicitou uma licença de porte de arma em 2022 e mostrou-se compreensivo quando a polícia o avisou sobre um projétil fora do cofre onde estava guardada a arma.
Philipp F. chegou a pertencer à congregação que escolheu para o ataque, mas acabou por sair de livre vontade, “mas descontente”, de acordo com a DW. A polícia sublinhou que o agressor deixou a comunidade há cerca de 18 meses, “aparentemente não em boas condições”.
A Spiegel escreve que Philipp F. cobrava um mínimo de 250 mil euros por dia (mais o IVA, de 19%) por trabalhos de consultoria em “controlo” e “teologia”. No seu site profissional era justificado o valor avultado: “É aconselhável ver as coisas num contexto mais amplo”.
Philipp F. estudou Finanças em Munique e prometia um retorno de pelo menos 2,5 milhões de euros às empresas que o contratam.
“Fazer o bem aos outros vai trazer-te retorno de uma forma significativa, de lugares que nem podes imaginar’, escreveu também no site, onde tem links para um livro escrito por si, intitulado: “A Verdade sobre Deus, Jesus Cristo e Satanás. Uma Nova Visão Refletida das Dimensões Epocais”.
Antes de entrar no salão, Philipp F. disparou dez vezes contra uma mulher que estava dentro de um carro no parque de estacionamento. A mulher conseguiu escapar com ferimentos ligeiros.
“Teólogo” cobrava 250 mil euros/dia? Então ganhava 5milhões ao mês, fogo. Foi despedido? Quem aceitou uma despesa dessas? Não admira que tenha ficado maluco.