Novo terramoto de magnitude 6,4 atinge o sul da Turquia

Sedat Suna / EPA

Elbistan, no distrito de Kahramanmaras, na Turquia.

Um novo terramoto de magnitude 6,4 na escala de Richter atingiu o sul da Turquia, junto à fronteira com a Síria, esta segunda-feira, informou a Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD).

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, citado pelo Observador, o abalo ocorreu a três quilómetros de Uzunbag, província de Hatay, na fronteira turca com a Síria e o Líbano e a 10 quilómetros de profundidade.

O tremor de terra, cujo epicentro foi registado em Defne, ocorreu por volta das 20:04 locais (17:04 em Portugal continental) e foi sentido a mais de 200 quilómetros de distância, indicaram as autoridades.

Até ao momento, as autoridades dos três países não indicaram a existência de danos materiais ou de vítimas provocadas pelo abalo.

De acordo com dois testemunhas entrevistadas pela agência Reuters, o terramoto foi forte e voltou a provocar danos nos edifícios no centro da cidade Antáquia, cidade turca que há duas semanas foi atingida por sismo com magnitude superior a 7,5 e que provocaram mais de 40 mil mortes.

“Achei que a terra se ia abrir debaixo dos meus pés. Vai haver mais alguma réplica?”, questionou Muna Al Omar, residente de Antáquia, enquanto segurava o filho de sete anos ao colo.

Mais de 44 mil pessoas morreram na Turquia na sequência dos dois fortes sismos – 7.8 e 7.7 na escola de Richter – que atingiram o país e o norte da Síria em 06 de fevereiro, avançaram esta segunda-feira as autoridades, que resgataram duas pessoas dos escombros. A província de Hatay foi a mais atingida pela catástrofe.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.