Investigadores criaram um wormhole e enviaram uma mensagem através do mesmo. “Tive um ataque de pânico quando vi os resultados”.
Para quem defende que o Universo é um holograma, este relatório publicado na revista Nature junta-se à lista de argumentos dessas pessoas.
É uma ideia que o portal Live Science reforça, ao anunciar a primeira simulação quântica de um wormhole holográfico num processador quântico.
Os especialistas criaram um “buraco de minhoca” holográfico e conseguiram enviar uma mensagem através do mesmo. É o primeiro registo do género.
Na ficção científica, um wormhole é um portal espacio-temporal através do qual as naves podem percorrer distâncias inimagináveis com facilidade. É como uma ponte entre duas regiões remotas do Universo.
Agora, sem ficção científica, foi mesmo criado no computador quântico Sycamore 2, da Google, e entre os wormholes foi enviada uma mensagem como se fosse através de um túnel espacio-temporal. Foram criados circuitos supercondutores para transmitir informações.
Não foi a gravidade que originou este processo; foi um processo quântico, de ligação de duas partículas, no qual a medição de uma afecta a outra no mesmo segundo.
“É um pequeno passo para interrogar a gravidade quântica no laboratório, Quando vimos os dados, tive um ataque de pânico”, disse a autora principal, Maria Spiropulu.
Mas Maria avisou: estamos “muito, muito longe” de enviar pessoas ou outros seres vivos através deste método. “Há uma diferença entre algo ser possível na teoria e na realidade”, alertou.
“Mas é um grande salto”, completou.
Os cientistas informaram também que nesta experiência não foi criada qualquer ruptura de espaço e tempo.
Se um holograma não tem existência física (é uma imagem) então o Universo não existe fisicamente e nós também não. Até me dói a cabeça só de pensar que a minha cabeça não existe…
Mas se nós não existimos no espaço… possivelmente só existimos na DIMENSÃO TEMPO! Faz algum sentido para si?