Comboio de alta velocidade ligará Porto e Lisboa em 1h15 depois de 2030

2

O projeto da linha de alta velocidade vai ligar Porto e Lisboa em apenas 1h15 sem paragens já a partir de 2030 ou numa 1h45 no percurso com três paragens. A obra custará 4,5 mil milhões de euros.

É uma obra que já está a ser prometida desde o Governo de José Sócrates e desta vez deve mesmo avançar. O comboio de alta velocidade que vai ligar as duas maiores cidades do país em apenas 1h15 sem paragens ou em 1h45 no percurso com três paragens está mesmo para vir.

O projeto foi apresentado no Porto por António Costa e Pedro Nuno Santos. As obras devem começar em 2024 e a primeira fase será concluída em 2028, quando a viagem deve demorar 1h59 sem paragens. A fase dois será entre 2026 e 2030, quando a viagem será reduzida para 1h19. Finalmente, depois de 2030, o percurso entre Lisboa e Porto demorará só 1h15.

Para além das deslocações entre as duas cidades, outras viagens também vão beneficiar da nova linha de alta velocidade, que será ligada à rede ferroviária já existente. Por exemplo, a viagem entre Lisboa e a Guarda ficará 47 minutos mais rápida e a deslocação entre a Guarda e o Porto será 1h19 mais rápida.

O plano também prevê uma nova estação ferroviária em Vila Nova de Gaia que será construída em Santo Ovídio e a nova ponte sobre o Douro também servirá a linha de alta velocidade. A Gare do Oriente, em Lisboa, também terá mais três linhas adequadas aos comboios de alta velocidade e terá um novo terminal técnico

Ligação entre Porto-Vigo

O plano também prevê que a ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo saia da gaveta e que avance em duas fases. A primeira fase será entre 2026 e 2030 e inclui a ligação entre Campanhã e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro em túnel. Braga e Valença também serão ligadas.

Tudo isto permitirá que a ligação entre Porto e Vigo diminua para uma hora e a obra custará 900 milhões de euros, de acordo com os cálculos do Público. A fase 2 também inclui uma ligação do aeroporto a Nine, o que reduzirá a viagem para 50 minutos e custará mais 350 milhões de euros.

PPP não está descartada

No total, o projeto custará 4,5 mil milhões de euros, com um terço a vir dos fundos europeus, explica o Público. A fase 1, entre Porto e Soure, custará 2,95 mil milhões de euros e a fase 2, entre Soure e Carregado custará 1,5 mil milhões.

O financiamento do projeto através de uma parceira público-privada não está descartado. Num dos modelos de contratação propostos ao Governo pela Infraestruturas de Portugal, está prevista uma concessão da conceção do projeto, da obra, do financiamento e da manutenção a privados.

O financiamento privado poderia ser compensado de duas formas — a cobrança de uma taxa por cada comboio em circulação, como uma portagem, ou então a própria IP cobraria essa “portagem” e pagaria uma renda periódica ao privado que ficasse encarregado de assegurar a manutenção das linhas, revela o Público.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Se calhar podia ser interessante saber qual a futura localização do novo aeroporto antes de esgotarem todas as verbas que existem para a ferrovia…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.