O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança nas intenções de voto, com 45%, contra 33% do actual Chefe de Estado, Jair Bolsonaro, a menos de um mês das eleições presidenciais do país. A campanha entrou numa recta final “feia”, onde tudo vale.
A campanha de Lula apelou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender o site LulaFlix que foi criado pela equipa de Bolsonaro para denegrir a imagem do antigo Presidente do Brasil.
Este site inclui várias notícias negativas sobre Lula, nomeadamente sobre investigações relacionadas com a Lava-Jato, mas também sobre as suas alegadas “fortuna” e “dívida milionária”, ou até sobre o facto de defender a legalização do aborto.
Criado no fim de Agosto passado, o site promete contar “a verdade sobre o ex-presidiário”, pretendendo associar Lula a escândalos de corrupção.
A campanha de Lula argumenta, no pedido ao TSE, que o site divulga “comprovadas fake news”, tendo como “finalidade única e exclusiva” fazer “propaganda eleitoral negativa” contra ele, conforme cita o portal UOL.
Além de pedir a suspensão do site, Lula apela também à aplicação da “multa máxima”, acusando a campanha de Bolsonaro de “distorcer eventos ou descontextualizar informações para sustentar críticas infundadas ao candidato”.
A imprensa brasileira já noticiou que o site se enquadra entre as proibições definidas pela legislação eleitoral.
O TSE já ordenou a retirada de um vídeo publicado no Youtube pela campanha de Bolsonaro, onde este fazia críticas a Lula, usando termos como “espertalhões, ladrões, presidiários e assaltantes do dinheiro público” e “mensalão e petrolão”.
Lula com mais 12 pontos percentuais do que Bolsonaro
Nesta recta final da campanha, Bolsonaro está a dar tudo para procurar reduzir a distância que as sondagens lhe dão para Lula.
A menos de três semanas das eleições de 2 de Outubro, Lula está 12 pontos percentuais à frente de Bolsonaro, cujas intenções de voto caíram de 34% em 9 de Setembro para 33% a 15 deste mês, segundo dados do Instituto Datafolha.
Ciro Gomes, do Partido Trabalhista, o terceiro candidato mais votado em 2018, cresceu de 7% para 8% na última semana.
A Senadora Simone Tebet, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o partido de centro-direita mais tradicional do país, manteve-se na quarta posição, com 5% das intenções de voto.
Os resultados da sondagem, considerados os mais fiáveis do país, mostram que, numa possível segunda volta, o antigo sindicalista que governou o Brasil entre 2003 e 2010 teria 54% dos votos, em comparação com os 38% de Bolsonaro.
Para vencer à primeira volta é necessário mais de 50% dos votos.
ZAP // Lusa
A escolha não é muita. Entre um ladrão e um louco…
Para mim, ladrão é o piorio. Ainda assim, prefiro o Bolsonaro.
Também é ladrão?!?!???? Como é que o gajo pagou não sei quantos imóveis em dinheiro vivo. Tu deves ser um anjinho do carvalho…
No Brasil só tem ladrão.
Com certeza você está informado apenas pelas manchetes. Procure saber de verdade sobre o que se fala na imprensa. Vou te dar uma pista: foram pessoais os últimos 30 anos onde qualquer pessoa com o apelido Bolsonaro, primos tios tias, avós, foi pesquisada e anotada como sendo da família, e que compraram seus imóveis com moeda corrente ou seja, a moeda em vigor no país, e que não significa dinheiro vivo em nenhuma hipótese. Foi isso.
Hummmmmm…Isso parece uma explicação ao nível da do Lula…que nada era dele, era de amigos… até o próprio filho…
Entre estes dois , os Brasileiros terão que se decidirem em escolher o menos “perigoso” . Certo é que o poder nas mãos de um alucinado é altamente perigoso !
Estes institutos de pesquisa que dão a vitória ao ex-condenado foram os mesmos que erraram todas as previsões em 2018. E vão errar novamente. O Site Lulaflix somente coloca no ar as entrevistas e declarações do ex-presidente. Se elas são ruins para ele, foram ditas por ele próprio. Agora se arrependeu de ter dito? A política no Brasil não é para amadores e o que se diz na mídia brasileira que é lida em Portugal, não é a verdade dos fatos. Simples assim. O Brasil está em uma posição privilegiada econômica e financeiramente falando, justamente pela excelente equipe econômica que o atual presidente montou. A Europa faria muito melhor se olhasse o Brasil como um parceiro comercial e produtor de alimentos que Portugal tanto precisa. Ganhariam todos. Afinal, desde quando um ladrão na presidência é uma opção aceitável? Ficamos todos malucos?
100 % de acordo !!!
Aqui na Europa só “comem” notícias dos orgãos de comunicação absolutamente militantes e tendenciosos.
Não me entra na cabeça como é possível ainda haver alguem que cogite eleger um criminoso condenado que teve 12 (+ 4 ) anos no poder e arruinou um grande país com o cumulo de corrupção e desvio de dinheiro.
É impressionante o que leio. Estes gajos são loucos. Têm na presidência um imbecil, anormal, incompetente , psicopata e ainda assim o querem? Então, os que assim pensam , bem que se merecem.
É teu presidente ou é nosso (dos brasileiros)? Se fosse em Portugal seria o CHEGA no poder tbm!
As pesquisas de opinião são realizadas por empresas financiadas por opositores de Bolsonaro e os resultados são fraudulentos. O mesmo ocorreu na eleição anterior onde as pesquisas davam como certa a vitória do candidato poste do Lula, Haddad mas Bolsonaro venceu.
Bolsonaro vai ser eleito no primeiro turno porque está trazendo bem-estar ao povo brasileiro e mantendo o país fora da recessão que se abate sobre a maioria dos países em decorrência da pandemia e da guerra na Ucrânia, O povo percebe e comparece aos milhares para ovacioná-lo em cada local que ele visita.
O Lula, por outro lado, tem que pagar e fretar ônibus para levar participantes para seus comícios e ainda assim o número deles não chega nem perto das concentrações de eleitores simpatizantes com a gestão de Bolsonaro e que desejam sua reeleição. Ele é vaiado onde vai e não anda pela rua, nem se atreve a usar restaurante dos hotéis onde se hospeda.
Com Lula é a mesma desgraça que tiveram os argentinos com aquela presidente dos subsídios que rebentou os cofres do Estado. (Kirchner).
Tenho pena do Brasil. Como é que é possível meterem um serralheiro ex-presidiário, com a idade que tem e sem figura nenhuma, como presidente de um país tão grande? Por favor, tenham juízo.
O Bolsonaro é muito melhor… Kkkkkkkl kkkkk kkkk
Como tomar uma decisão em que temos de decidir entre dois pratos de merda. No final os brasileiros vão acabar a comer merda mais uma vez. Só uma vez não o fizeram. No tempo do Fernando Henrique Cardoso.