O mau tempo não dá tréguas em Portugal. Enxurradas e deslizamentos de terras causaram estragos por todo o país esta terça-feira.
A Proteção Civil registou entre as 00h00 e as 07h00 desta quarta-feira 94 ocorrências relacionadas com o mau tempo no continente, sobretudo inundações e queda de árvores, disse à Lusa o comandante Rodrigo Bertelo.
O comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu, cerca das 08h20, que naquele período os distritos de Lisboa, Viseu, Coimbra, Braga, Setúbal, Santarém e Porto foram os mais afetados.
“Quanto à ocorrência registada na terça-feira em Sameiro, no concelho de Manteigas, os trabalhos de limpeza, que foram interrompidos às 00h20, serão retomados às 08h30″, adiantou.
A chuva que caiu na terça-feira na localidade de Sameiro, distrito da Guarda, arrastou terras e detritos das áreas ardidas da serra da Estrela.
O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, disse que “os danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, há casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros”.
As fortes chuvadas provocaram esta terça-feira enxurradas e deslizamentos de terras por todo o país, segundo o Correio da Manhã. Em Tercena, Oeiras, um homem de 32 anos foi arrastado pelas águas e esteve em paragem cardiorrespiratória.
“O homem estava já a ficar roxo. Estava nu, a força da água tirou-lhe a roupa toda, e eu tirei o meu casaco e coloquei em cima dele”, relatou uma local que socorreu o homem.
O homem esteve vários minutos debaixo da água até ser resgatado por meia dezenas de populares, conta o matutino.
Por causa do mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para 14 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada e rajadas.
De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Vila Real, Bragança, Coimbra, Viseu, Guarda, Leiria e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até às 18h00 desta quarta-feira, e Portalegre, Évora e Beja até às 12h00.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
ZAP // Lusa