Um grupo de piratas informáticos divulgou dados pessoais de mais de 100 mil clientes da TAP, afetados pelo ataque cibernético do mês passado.
No passado mês de agosto, a TAP foi alvo de ataque informático através dos seus servidores. A companhia aérea alertou os clientes afetados, cujos dados foram publicados, de que esta divulgação “pode aumentar o risco do seu uso ilegítimo”, pedindo atenção a comunicações suspeitas.
“Lamentamos muito que dados pessoais seus tenham sido incluídos nesta divulgação e por qualquer inconveniente que isso lhe possa causar”, disse a TAP.
A companhia informou, através de um email, que “os hackers publicaram as seguintes categorias de dados em relação a um número limitado de clientes, entre os quais se inclui: nome, nacionalidade, género, morada, email, contacto telefónico, data de registo de cliente e número de passageiro frequente”.
O grupo de hackers Ragnar Locker publicou, na noite desta segunda-feira, dados relativos a 115 mil clientes da TAP. Os piratas informáticos ameaçam publicar até 1,5 milhões de dados pessoais.
“Embora tenha sido possível conter a intrusão numa fase inicial, os atacantes conseguiram obter informações limitadas, em particular determinados dados pessoais de alguns dos nossos clientes”, confirmou a transportadora ao Expresso.
Ao Público, fonte da TAP explicou que “as informações afetadas podem variar consoante o cliente e incluir dados como nomes, detalhes de contacto, informações demográficas e número de passageiro frequente”, garantindo que os dados de pagamento não foram comprometidos.
Dos 115 mil clientes afetados, 19 integram organizações governamentais nacionais, sendo que a maioria é relativa aos governos regionais dos Açores e da Madeira.