Nem Alcochete, nem Montijo. O novo aeroporto de Lisboa poderá, afinal, passar por Santarém. Há um novo projecto em marcha com o PSD “entusiasmado” e o líder do Grupo Barraqueiro e ex-accionista da TAP, Humberto Pedrosa, como o principal investidor.
Este novo plano passa por construir o novo aeroporto junto à área de serviço de Santarém, na A1, a cerca de 80 quilómetros de Lisboa, como avança a SIC.
Humberto Pedrosa, que foi afastado da administração da TAP em Maio de 2021, é “o principal rosto” de um grupo de investidores portugueses e estrangeiros que está a promover o projecto, ainda de acordo com o canal de televisão.
A ideia já foi apresenta ao primeiro-ministro, António Costa, e ao presidente do PSD, Luís Montenegro, bem como a “todas as Câmaras da comunidade intermunicipal da Lezíria do Tejo”, segundo nota a mesma estação.
O projecto está “a entusiasmar diversas estruturas do PSD”, destaca ainda a SIC.
Contudo, até agora, apenas a Câmara de Santarém, liderada por Ricardo Gonçalves que foi eleito pelo PSD, assume a abordagem.
Contactado pelo Expresso, “Humberto Pedrosa não confirma” e o Grupo Barraqueiro não comenta, como nota o semanário.
O Expresso avança que o grupo de investidores “propõe-se construir o novo aeroporto sem qualquer investimento público e de forma faseada”, com o financiamento a vir das “actuais taxas aeroportuárias“.
O projecto pode arrancar “com um investimento inferior a mil milhões de euros, se se avançar inicialmente apenas com uma pista, alargando depois à medida que a procura for crescendo”, aponta ainda o Expresso.
Os investidores precisam do apoio do Estado, nomeadamente para o licenciamento aeroportuário e esperando a atribuição do “título” de Projecto de Interesse Nacional (PIN) como um investimento estratégico.
A questão da construção do novo aeroporto de Lisboa é um tema que se arrasta há vários anos, sem uma solução definitiva à vista.
Recentemente, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, chegou a anunciar a construção de um aeroporto em Alcochete, a par da construção do Aeroporto do Montijo. Mas o caso acabou com António Costa a tirar-lhe o tapete e com o ministro a fazer um mea culpa público, assumindo um “erro” de comunicação.
Façam o novo aeroporto nas bordas do Costa e no gajo do Xega!
É uma boa proposta para a zona de influência do Ribatejo e Oeste faltando desviar o traçado do TGV de Coimbra para Santarém.
Ota, Alcochete, Montijo, Beja, agora Santarém, dou uma ideia: Fazerem o aeroporto dividido em cinco partes, uma em cada localidade. O que acham?
Tens os 5 sentidos avariados.
Afinal não é dinheiro e recursos para o aeroporto e os governos andam só a protelar a questão. Sempre que a UE questiona o avanço do projeto, inventam-se umas objeções aqui e ali e “empurram a decisão com a barriga para a frente”.
corrreção: “não há é dinheiro..
Será que outro tinha razão: “na margem sul, jamais” ?
O outro nem sabe o que são camelos, quanto mais se os há na margem sul.
O melhor , por este andar seria de projetar um Aeroporto em cada Conselho do Continente !
Criar o TGV entre Santarém e Lisboa (que no futuro seguirá para norte), que será percorrido em menos de 20 minutos, constituirá o aeroporto de Santarém como a melhor solução para Lisboa e para Portugal.
Nunca entendi porque deixou de ser na Ota. Alcochete e Montijo, sempre se entendeu que seria muito mau para o estuário do Tejo. Nunca entendi porquê tanto barulho à volta disso, e nunca viram a realidade desse problema.
Santarém parece uma boa hipótese, tendo em conta que já existe a Linha do Norte que liga Santarém a Lisboa, o que não deve difícil mudar para TGV, mas que no entanto também não vejo necessidade. Existe também a AE1 que liga Santarém a Lisboa. Meios de ligação não faltam. Parece ser uma boa opção.
Vamos esperar mais 5 anos para entretanto mudarem para outro local qualquer. Ou voltarem à Ota! Quem sabe!
Acho simplesmente ridículo o tempo, estudos e montanhas de dinheiro que já gastaram para esta questão. Com o que já gastarem possivelmente já teriam construído o aeroporto completo.
do ponto de vista geográfico e também do financeiro, parece-me que esta ideia faz todo o sentido. Resta saber o que resultará da avaliação de impacto ambiental – note-se que esta é uma área agricolamente rica e que fica relativamente perto do Paul do Boquilobo…
Então mas o aeroporto não tinha sido apresentado como sendo na margem sul há duas ou três semanas pelo ministro?!! Mas há alguém a governar o país?!!
Quanto ao aeroporto, eu metia-o no Entroncamento. Já que muito se entronca por lá, vamos também entroncar aí os aviões todos. Palermice do carvalho isto tudo. País de atrasados de mentais.
Com Beja já operacional porque mais 1 aeroporto? De Beja a Lisboa é 1h30min o mesmo que leva de muitos aeroportos da Europa para as cidades que serve.
Não se percebe porque é que as empresas lowcost em Portugal tem que aterrar próximo das cidades que servem e em muitas cidades europeias usam com muito boa gestão os aeroportos das periferias.
Deve ser como as crianças na escola. Os pais não os podem deixar próximo da escola… Tem que os deixar dentro da sala de aulas …
Porque estes investidores estão interessados em Santarém mas não na Ota ou Alcochete? Algum deles quer valorizar terrenos na zona?
Aeroporto junto à A1 em Santarém, até que não é uma má ideia não senhor e sem dinheiros públicos ainda é melhor.
Ex-accionista da TAP??
O Humberto Pedrosa continua a ser accionista da TAP!
As acessibilidade são muito importantes. Por isso a linha de alta velocidade tem que ser desviada de Coimbra para Santarém seguindo para Lisboa.