No primeiro dia, a vacinação estará disponível apenas em “locais limitados”, sendo generalizado a 8 de setembro.
Dia 7 de setembro marcará o início da campanha de vacinação sazonal contra a covid-19 e a gripe, de acordo com o anúncio da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. Trata-se de um atraso de dois dias face ao previsto inicialmente e divulgado por Marta Temido, ministra da Saúde demissionária.
Ainda assim, o atraso poderá ser explicado com a utilização de vacinas adaptadas à variante Ómicron e cuja chegada a Portugal só está prevista para terça-feira. O grupo etário superior a 80 anos ou mais será prioritário, assim como as pessoas “com doenças, ou seja, comorbilidades“.
“Nesta campanha, desde o início, serão utilizadas as vacinas adaptadas contra a covid-19 contendo a estirpe original e a variante Ómicron, aprovadas ontem [quinta-feira] pela EMA, dado que estas vacinas têm um perfil de eficácia e segurança adaptado às atuais variantes de SARS-CoV-2 em circulação”, explicou Graça Freitas, em conferência de imprensa. Ou seja, estas vacinas serão dadas a quem já está vacinado com pelo menos duas doses. A restante população será vacinada com “as vacinas originais“.
No que respeita à gripe, a responsável fez saber que será usada “pela primeira vez” uma vacina de “dose elevada, com composição antigénica “quatro vezes superior à fórmula padrão”, o que confere uma “eficácia superior“, estabelece o Público.
Já em relação às vacinas covid-19, Rui Santos Ivo, presidente do Infarmed, descreveu que as novas fórmulas pretendem “alargar o espectro de proteção contra a covid-19” e salienta que os dados possíveis “indicam que se observa uma melhor resposta imunitária”, isto é, que a “produção de anticorpos contra a Ómicron é superior à observada com as vacinas originais, mantendo a mesma resposta contra a estirpe original”.
De acordo com o coronel Penha Gonçalves, responsável pelo Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde (NCAMS), no primeiro dia, a vacinação estará disponível apenas em “locais limitados”, sendo generalizado a 8 de setembro.