Gabriel Lopes terceiro classificado nos 200 metros estilos. É a primeira vez que Portugal consegue duas subidas ao pódio na mesma edição da prova.
Portugal tinha duas medalhas em todo o historial dos Europeus de natação, até 2022. Só na edição deste ano conseguiu duas.
Depois do bronze de Diogo Ribeiro nos 50 metros mariposa, Gabriel José Lopes conseguiu igualmente a medalha de bronze nos 200 metros estilos, em Roma.
Gabriel Lopes já tinha “ameaçado” a concorrência porque, quer nas eliminatórias, quer nas meias-finais, foi o nadador mais rápido.
Na final realizada nesta quarta-feira, o nadador português chegou aos 150 metros na frente, liderava a prova, mas nos últimos 50 metros perdeu o primeiro lugar.
Foi ultrapassado pelo campeão Hubert Kós e pelo segundo classificado Alberto Razzetti. O húngaro terminou com 1:57.72 minutos, com apenas um décimo de segundo de vantagem em rleação ao italiano.
Gabriel Lopes ficou próximo do recorde nacional, com o registo de 1:58.34 minutos. Terminou a 0.62 segundos da medalha de ouro.
Foi a quarta medalha para Portugal no currículo dos Europeus de natação, a segunda nos 200 metros estilos.
Nunca Portugal tinha conseguido duas subidas ao pódio numa edição de Europeus de natação.