A italiana Samantha Cristoforetti tornou-se na primeira astronauta europeia a caminhar no espaço, depois de ter feito uma caminhada fora da Estação Espacial Internacional, feito que ocorreu na tarde de quinta-feira.
A astronauta italiana iniciou com o cosmonauta russo, Oleg Artemyev, a mais de 400 quilómetros da superfície terrestre, avançou o El País.
O fato do russo tem listas vermelhas e o da italiana listas azuis, revelou a Agência Espacial Europeia. Nesta caminhada Oleg e Samantha instalaram plataformas e um adaptador “hardware” da estação de trabalho. As tarefas estão relacionadas com o novo braço robótico europeu.
Esta é a terceira caminhada espacial em torno do braço robótico que “traz novas formas de operar máquinas automáticas para o complexo orbital. Será capaz de realizar muitas tarefas de forma automática ou semi-automática, pode ser direcionado tanto de dentro com de fora da Estação, e pode ser controlado diretamente ou programado com antecedência”, explicou a agência.
LIVE: Astronaut Samantha Cristoforetti and cosmonaut Oleg Artemyev perform a spacewalk to continue preparing the @Space_Station‘s European robotic arm for future work: https://t.co/mzKW5uV4hS pic.twitter.com/kIMchOaOgJ
— NASA (@NASA) July 21, 2022