A Holanda inaugurou a primeira ciclovia que brilha no escuro, inspirada na obra do pintor holandês pós-impressionista Vincent Van Gogh.
A ciclovia, inspirada na obra Noite Estrelada, passa pela província de Brabante do Norte, onde o artista nasceu, em 1853.
O projeto faz parte de uma iniciativa do Governo que visa a aumentar o uso da bicicleta no percurso para o trabalho.
A meta é aumentar o número de pessoas que optam pela bicicleta em detrimento do carro ou de transportes públicos em 20% nos próximos 20 anos. Mais de metade das viagens para o trabalho já são feitas de bicicleta na Holanda.
A ciclovia que brilha tentará também incentivar o uso de bicicleta no regresso do trabalho, evitando acidentes.
O designer que idealizou a ciclovia, Daan Roosegaarde, é conhecido por trabalhos que brilham no escuro, e disse à BBC que se inspirou nas estrelas de plástico fosforescentes usadas para decorar tetos de quartos de crianças.
“Desenvolvemos uma pintura eletrónica cuja intensidade do brilho é mais forte. Caso chova por muito tempo ou não haja sol, é possível recarregar esse material com eletricidade”, explicou.
Daan Roosegaarde conta que, quando era pequeno, tinha o costume de brincar na natureza, construir tendas, criar ambientes com materiais que encontrava. “De repente, quando te tornas adulto, dizem que não podes mais fazer isso. Nunca acreditei nessa mentira”, brincou o designer.
“Temos que ser criativos. Vivemos no nível no mar. Se não fôssemos criativos, afundaríamos”, afirmou, referindo-se ao fato de que a Holanda, também conhecida como Países Baixos, tem parte de seu território protegido por diques para conter o avanço das águas.
ZAP / BBC