O antigo primeiro-ministro britânico John Major admitiu ontem haver uma “hipótese real” de o país abandonar a União Europeia na sequência de um referendo e solicitou mais controlo da imigração.
O Reino Unido “pode estar prestes a sair da União Europeia“, previu Major, num discurso, em Berlim, numa fundação relacionada com a CDU, o partido conservador da chanceler Angela Merkel.
No discurso, que foi publicado no seu site pessoal, o antigo chefe do executivo manifestou-se a favor da permanência do país na União Europeia, embora reconhecendo haver uma “possibilidade séria de que o eleitorado possa votar a favor da saída da UE“.
O actual primeiro-ministro, David Cameron, informou que vai promover um referendo acerca do assunto em 2017, caso vença as eleições em Maio.
Major acrescentou que o país quis “qualificar” a migração da UE porque o território britânico não consegue “absorver os números atuais e os projectados”.
John Major assumiu a chefia do Governo britânico após a saída de Margaret Thatcher, em 1990, tendo permanecido no cargo até à eleição de Tony Blair, em 1997.
/Lusa