Enquanto sedes do PCP têm sido vandalizadas, grupos de extrema-direita regozijam-se e dão os parabéns aos autores.
Nos últimos tempos, várias sedes do Partido Comunista Português (PCP) foram vandalizadas devido a algumas posições mais polémicas do partido em relação à Rússia e à guerra na Ucrânia.
“Têm sangue ucraniano na foice”; “Russos = Comunas”; “BE e PCP cúmplices de Putin”; “É hora de acabar com o comunismo” e “Comunismo é terrorismo” são algumas das frases escritas nas sedes comunistas, aferiu o Expresso.
Os alvos foram as sedes de Beja, da Guarda, do Montijo, de Vila Real de Santo António e do Barreiro. Um armazém do partido em Oeiras e um mural do partido em Mem Martins e em Braga também foram visados.
Fontes judiciais garantem que as autoridades estão “atentas” ao fenómeno, embora não tenha sido identificada qualquer queixa feita ao Ministério Público. Ao Expresso, o PCP frisou que “as autoridades dispõem de elementos suficientes para proceder às diligências que julgarem necessárias”.
O partido lamenta também que “a ofensiva antidemocrática de pendor anticomunista, suportada numa persistente geração manipulatória, é inseparável da estratégia de imposição de um pensamento único e da tentativa de criminalização de opiniões que o questionem”.
Em canais de extrema-direita na rede social Telegram circulam fotografias das sedes vandalizadas, com os seus integrantes a darem os “parabéns aos autores”.
A primeira sede a ser vandalizada foi a de Beja, poucos dias depois da invasão russa. Na altura, fonte do PCP disse que “os atos antidemocráticos falam por si”.
Mais tarde, depois de os eurodeputados comunistas votarem contra a resolução do Parlamento Europeu para a condenação da agressão militar russa à Ucrânia, foi pintada a palavra “VERGONHA!” na sede da Guarda.
Recentemente, o PCP criticou também o Governo português por apoiar a entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, considerando um “sério agravamento da tensão na Europa e no plano internacional”, por colocar uma aliança nas fronteiras com a Rússia.
Esta terça-feira, o PCP votou contra a deslocação de uma comitiva de deputados portugueses ao parlamento da Ucrânia.
Tão ladrão é quem rouba, como quem fica à porta.
Assim o PCP, ao apoiar a invasão da Rússia contra a Ucrânia,contradiz-se completamente nos seus declarados princípios: de não ingerência num país estrangeiro, pelo respeito da soberania do mesmo.
Não penso que se deva banir os comunistas da sociedade democrática, desde que estes respeitem a democracia e o respeito pela soberania dos povos, o que não é o caso deste PCP
Com todas as virtudes e defeitos deste PCP,nunca me passou pela cabeça que algum dia tivessem uma posição como a que estão a adoptar contra um país soberano, barbaramente atacado por um outro país, que nem sequer respeita as liberdades dentro do seu próprio país.
Não tem qualificação este PCP!
Não se esqueça do anti-imperialismo, que o PCP tanto advoga.
A invasão da Ucrânia pela Russia é feita com um objetivo Imperialista, Putin pretende recriar o antigo Império Russo dos Czares, daí precisar da conquista da Ucrânia.
Alguém me explica por que escrevem “BE e PCP cúmplices de Putin” quando o BE é inequivocamente contra a Invasão da Rússia e está do lado da Ucrânia?
Acho que é um misto de ignorância, com vontade de confundir os mais distraídos, misturando o PCP com o BE…
Totalmente apoiado!
Por acaso, também não acho justo.
Não gosto do bloco, mas não sejamos cegos
A César o que é de César
Vá ver a posição inicial do “bloco”. No início também eram a favor da invasão, mas emendaram a mão nos dias seguintes ao ver a consternação de praticamente toda a sociedade e da maioria dos países na ONU! Subtilmente, mudou de opinião. Não se lembram, vejam as reações iniciais.
Talvez porque o bloco de esterco não seja mais do que um partido claramente comunista, mas sem isso ser referido no nome. Agora que é, é!
Longe de ser de extrema direita, mas com este “vandalismo” estou 100% de acordo…
Não é nada muito grave e pode ser que o PCP acorde para a realidade, embora, se ainda não acordaram até agora, já não vão lá!…
E não deixa de ser bom, por uma vez na vida, sentirem o que é ser penalizado por se ter diferente opinião. Quem se lembra dos anos pós 25 de abril, sabe bem como o PCP manipulava tudo e todos.
Uma perseguição fortíssima!
O PCP já não se lembra que o comunismo já foi há muito tempo posto abaixo na Rússia! Onde estão os antigos partidos comunistas de Espanha, França e Itália? Só esta”velharia” portuguesa persiste em subsistir. É hora de fecharem as portas.
Não é verdade.
Existem partidos comunista em todos esses países e, na França tem (se bem lembro) 10 deputados do partido comunista francês no parlamento.
Peço desculpa, novamente coloco a seguinte questão: como é possível que em Portugal faz-se uma revolução para acabar com a ditadura e a seguir entra outra igual ou pior, fica a questão.
Exacto! Se gente anti-democratica são os comunistas!
Terá sido o partido dos padrecos (CDS) ou o do 4° pastorinho de Fátima (Chega)?
Normalmente que faz isto é gente muito religiosa e moralmente superior!…
O PCP como anda todo baralhado também se pôs a jeito com um apoio, ainda que indireto, ao regime do ditador de extrema-ditreita russo!
Tudo gente de bem… de bem longe!….
Os extremos tocam-se por essa razão sempre os evitei! Para mim essa gente, só trás infelicidade e miséria.
Porque não voltar aos velhos tempos de incendiar as sedes do partido comunista e fazer atentados terroristas a soldo da Igreja e de empresários do Norte?
Este lambe-botas Eu! é mais que padreco e pastorinho: é o mordomo de serviço do PS.
Aí andam os grunhos… e no PS também os há…
Nem é preciso ser de extrema direita! Digo eu…
Ia perguntar exactamente isso. Agora ser-se anti-comunista é da extrema-direita? Essa é boa! Toda a minha vida fui anti-comunista e nunca preciei a extremas sejam lá do que for! Basta see alguém que tenha duas celulas cinzentas em conexão e não goste de ser pau-mandado de um grupo de gentalha qualquer que entende saber o que é o melhor para mim, a bem ou a mal.
Muito bem, José!
Ia perguntar o mesmo! Sou e serei sempre anti-comunista, com muito orgulho.
É uma técnica de manipulação bem conhecida atribuir a alguém uma posição ou uma opinião que esse alguém não tem para depois se lhe criticar essa posição ou essa opinião. Tem sido abundantemente utilizada contra o PCP nos últimos tempos. É de sempre o ataque ao PCP quando é preciso encobrir as manobras malsãs do império e do complexo militar-industrial que o suporta. Não é estranho que assim seja porque os comunistas não cedem nunca na defesa dos princípios do direito e sempre defendem a paz e a cooperação entre os povos. É ao império que interessa semear os conflitos porque os conflitos são a matéria de que se alimenta e que usa para manter os povos sob controlo, para poder roubar os recursos de que precisa e para, ao mesmo tempo, lucrar o mais possível com isso – vendendo gás caro e armamento, por exemplo, enquanto vai deitando a mão aos recursos naturais que vai podendo pilhar. E vai manipulando a comunicação para manipular as consciências dos incautos que alegremente lhe defendem os flancos contra os seus próprios interesses. Enfim.
As tretas e patranhas do costume para ignorantes. Nem disfarça, livra. Parecem formatados na mesma forma. Até mete dó.
A Rússia já não é comunista há mais de 30 anos… É mais capitalista que Portugal. Tanto medo que vocês têm de um partido cada vez com menos expressão no panorama político nacional. E para quê existir um partido que defenda os desfavorecidos, se em Portugal os ordenados são bons e os trabalhadores têm tantas regalias? Para quê, se a fuga aos impostos é feita pelos trabalhadores por conta de outrém? Para quê, se temos os empresários mais honestos do planeta?
“É ao império que interessa semear os conflitos porque os conflitos são a matéria de que se alimenta e que usa para manter os povos sob controlo”. É precisamente este pensamento que alimenta o imperialista Putin.
Esta condescendência do PCP e do Ti Jerónimo em particular, em relação ao louco Putin , deve ter alguma forte razão que desconhecemos , mas que podemos imaginar !……. Portanto era de esperar que mais tarde ou mais cedo , este tipo de “manifestação” de repudio ao encontro deste Partido parado no tempo acontece-se !….E, nem é preciso ser de extrema direita ou seja de que Partido for, para reprovar tal “Amigalhice” com os Ditadores Russos e outros mais !
Tanta estupidez junta!. As coisas não se devem misturar . Os comunistas do PCP tem uma subserviência nojenta em relação a Putin. Isso é um facto indesmentível, mas daí a praticar-se atos de vandalismo é dar azo aque se regresse aos tempos MPDLP. Nunca aprendemos nada.
A revolta contra a guerra de Putin, é uma coisa, os partidos em Portugal tem que responder pelas leis portuguesas
Para Si , legitimar a invasão criminosa de um Pais Soberano é normal , sobretudo vindo de um Partido que se proclama Democrata !
“Democracia” à moda do putin e xi, ou seja, sem direito a qualquer divergência de opinião além da decretada pelo regime, chamam eles a isto: sair do pensamento único do Ocidente”! Cómicos.
Na minha opinião se são democratas, como é possível não repudiar a invasão de outo país assassinando milhares de inocentes, mulheres crianças com que propósito, um país democrata não ataca outro sem uma razão que o justifique aliás o (filho) do PUTIN é uma raposa matreira que sempres disse antes de invadir a UCRANIA, estamos apenas a efetuar exercícios militares. Este é o novo HITLER da atualidade .Na federação russa quem se opõe a este regime, tem o seu destino traçado.
Mas estarão alguns a bater mal da cabeça? Quando é que se ouviu, viu e leu que algum responsável do PCP tenha apoiado a invasão da Ucrânia? Será que querem seguir as pisadas do nazi Goebbels que afirmava que uma mentira tantas vezes repetida passa a ser verdade? Tenham juízo e deitem-se cedo que essas cabeças estão a precisar é de Xanax. Precisam de muitos anos para chegar aos calcanhares do PCP que não vai na onda do pensamento único que nos querem impor, mas sim procura identificar as causas da invasão que radicam na expansão da NATO para leste e no não cumprimento dos acordos de Minsk celebrados sob a égide da França e da Alemanha, mas também na leviandade do presidente ucraniano ao demonstrar aceitar inicialmente o convite para entrada na NATO, desistindo posteriormente, com a qual o exército ucraniano, composto por elementos nazis do batalhão Azov, chegou a participar em manobras militares, tudo isto à revelia dos acordos anteriormente efectuados, da Acta Final de Helsínquia e da Carta da ONU. O resto é conversa da treta para confundir os incautos e ingénuos.
Vê-se o senhor ao desbobinar essa cassete não obedece a nenhum pensamento único! Aliás, no “seu” comentário a única novidade é vir agora afirmar que as sociedades pluralistas e democráticas são precisamente aquelas que seguem um “pensamento único” na linha padoxal e manipuladora da doutrinal de putil e xi, que pessoaa de forna tão canina seguem. Vocês Sabem muito, o vosso problema é que o tempo dos ignorantes e “comem tudo”, acabou!
Fala Nato, acordos, tudo…
Mas esquece do acordo celebrado em 1991 entre a Rússia e a Ucrânia, em que está prometia não atacar a Ucrânia se está emtrega-se as armas nuclear que tinham da época soviética…
Se viu essa promessa a ser quebrada duas, sim, duas vezes pela Rússia. Uma com a anexação unilateral da cimeira, e a segunda com esta guerra.
E depois vem chorar que são os outros que não cumprem promessas?
Abra os olhos…
Não cumprem 2 duas vezes acordos que eles assinaram, vão para a ONU dizer que querem resolver diplomaticamente enquanto declaram invadir a Ucrânia (sim, estes dois eventos foram ao mesmo tempo), mentem a toda hora e ainda vem os defender?
Pouco importa Nato’s e outras desculpas que eles venham meter, foram eles que iniciaram a guerra por livre e espontânea vontade, não por imposição de ninguem
Na federação russa quem se opõe ao regime, tem o seu destino traçado. Então é um regime democrático.
Se o vandalismo é esse avivar-lhes a memória nas paredes, então que continuem!
Eles fazem frontalmente esse mesmo vandalismo! Vejam as paredes das faculdades, sobretudo a de Letras, que estão pejadas de propaganda comunista, nem as casas de banho escapavam! Pior acham, que aqueles espaços são seus! Nem falo de centenas de outros locais onde vandalizam tudos os cantos com pinturas alusivas ao seu pensamento obscurantista e enganador.
Na verdade, o PCP pôs-se a jeito!
Até se poderia tolerar a posição do PCP, se o actual governo da Rússia fosse comunista. Mas o actual governo russo é de extrema direita (leia-se) nazi ou, a caminhar para lá. E para além disso, é ainda um partido imperialista que pratica uma política económica selvagem, do tipo salve-se quem puder, depois de terem esmifrado o governo russo de uma parte muito importante dos seus activos, comprados pelos amigos do Sr, Putin a preço de saldo.
E, sendo assim, teremos também de pensar se o PCP não estará a trair o seu partido mãe e mentor, o partido comunista russo, que se encontra na oposição ao regime de Putin.
Afinal o que defende o PCP? O PC russo ou o partido de extrema direita do Sr. Putin? Pelo que tem dito e feito, parece estar mais próximo da extrema direita.
O pior é que o PCP é mais anti-europeu do que pro-Russia – o que é ainda mais grave!…
O pcp é contra tudo o que represente o nosso modo de vida e srja contra as ditaduras que defendem e pretendem impôr por cá. Fascistas e comunistas são as duas faces da mesma moeda! Daí esta defesa do pcp da sua verdadeira patria-mãe: a Rússia. É gente obscurantista que não interessa a ninguém
São o partido da vergonha,saudosistas da antiga União Soviética.Estão no estertor do moribundo.E o partido desaparecerá como uma nuvem de pó no deserto dos séculos.
Porque será que a Finlândia, a Suécia e outros Países da região, após a invasão da Ucrânia, querem juntar-se aos países do Ocidente e não correrem o risco de serem invadidos pela “democracia russa” ? ?
j.galvao
Fofinho;
Esses pais só solicitaram a adesão depois de doze reuniões com responsáveis pela provocação aos tratados de PAZ.
Tens de estar mais atento.
Hoje os Canadianos pagaram milhões por terem rasgado um acordo e roubado terras aos indígenas, quais seriam do PC.
Alias os paises que saíram da união sovietica foram de imediato e insistentemente empurrados pela ditadura americana para a nato.
E assim foram dominando a Europa e ainda pretendem entrar pela Rússia adentro.
Não se esqueçam daquele povo GLORIOSO que chegou primeiro a Lua, aos títulos de todos os desportos, e outros feitos que faziam desesperar os “democratas” Ocidentais e americanos.
Meus queridos fofinhos tenham mais tento na língua e na “caneta”.
J.Galvão
Estou a ver que a cassete da propaganda russa está bem assimilada.
Cada um saberá das razões de tal incumbência com que está comprometido apesar das evidências.
Haja saúde
Engraçado que é fofinho e o seu comentário…
Esquece que esses países que “sucumbiram a pressão de estados maleficos” foram neutros durante décadas. A opniao deles só mudou após guerra, guerra essa não declarada pela Rússia “gloriosa” e que atacou um país que prometeu nunca atacar, com acordos assinados pelos próprios russos.
Esse país “fofinho” e “santo” bloqueia toneladas de trigo e cereais e diz que a culpa é de todos outros, quando são eles que o fazem de livre e espontânea vontade para usar como chantagem
Esse país “querido” que tanto adora, e tão democrático que prende quem protesta ou fala a palavra “guerra”.
E engraçado que mesmo com tanto facto que atira para o lado a santidade da Rússia, ainda a defende a unhas e dentes.
Sabe que devia fazer? Ir para lá.
Pelo menos não iríamos ler esses comentários feitos do conforto do seu sofá, com as liberdades orientais que tanto se queixa de ter, com toda a segurança e conforto que lhe tras
Todos os que são contra os seus ‘padrinhos’ da União soviética de quem recebem muitos milhões, os comunistas de cá, mantêm a cassete que lhes dá jeito aos matarruanos!!!
Boçais e vindos das berças alentejanas!
Ataques aos centros de produção de riqueza portugueses –as empresas privadas -.
Embora não tenha sido identificada qualquer queixa feita ao Ministério Público, aos jornais, centenas de milhar de representantes do Povo Português, frisaram que “as autoridades dispõem de elementos suficientes para proceder às diligências que julgarem necessárias”.
Os Portugueses lamentam também que “a ofensiva antidemocrática de pendor comunista, suportada numa persistente geração manipulatória, é inseparável da estratégia de imposição de um pensamento único e da tentativa de criminalização de opiniões que o questionem”.
Em canais de extrema-esquerda nas redes sociais, circulam fotografias das sedes de empresas falidas e fotos de proprietários dessas empresas vandalizadas, com os seus integrantes a darem os “parabéns aos autores”.
Já não têm conta as sedes de empresas vandalizadas pelos comunistas, desde o 25 Abril de 1974! Do Minho ao Algarve centenas de milhar de empreses foram levadas à falência. Entre as últimas sedes a serem vandalizadas contam-se, a CP e a TAP poucos dias depois da formação da “geringonça”. Na altura, fonte do Povo Português disse que “os atos antidemocráticos falam por si”.
Mais tarde, outra agressão se verificou, desta vez, protagonizada pelos eurodeputados comunistas, ao votarem contra a resolução do Parlamento Europeu para a condenação da agressão militar russa à Ucrânia!