Kremlin: “Temos provas de que Bucha foi encenação”

7

Satellite Image 2022 Maxar Technologies

Dmitry Peskov anunciou que o Governo russo vai apresentar “muito brevemente” as provas. Cidadãos do Reino Unido envolvidos, indica Lukashenko.

A Rússia não muda o seu discurso em relação às imagens de Bucha, que mostram um aparente massacre por parte das forças russas, antes de se retirarem da cidade ucraniana.

No início de Abril começaram a ser reveladas imagens que mostram centenas de cadáveres espalhados por ruas de Bucha.

Sergey Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros, assegurou que o exército russo deixou a cidade no dia 31 de Março e, nesse dia, estava tudo tranquilo em Bucha.

Entretanto começaram a aparecer evidências do contrário. Primeiro foram imagens de satélite a desmentir a versão russa, depois surgiu um vídeo captado através de um dreno.

As imagens não mudaram o discurso do Governo de Moscovo. Lavrov havia garantido: “O exército russo deixou Bucha no dia 31 de Março. Nesse dia, o presidente da Câmara de Bucha declarou solenemente que estava tudo acordado. Dois dias depois, vimos aquelas encenações nas ruas, que estão agora a ser utilizadas para minar a Rússia”.

Agora, Dmitry Peskov avisou que a Rússia vai exibir provas de que estas imagens de Bucha são falsas.

“Muito brevemente o Kremlin vai apresentar provas de que os acontecimentos em Bucha são nada mais do que uma encenação”, afirmou o porta-voz da presidência da Rússia.

“Está confirmado, e bem documentado, de que se trata de uma invenção e encenação propositada”, comentou Peskov, na estação televisiva NTV.

Aleksandr Lukashenko, presidente da Bielorrússia, acrescentou que há britânicos neste processo: “Cidadãos do Reino Unido gravaram esta encenação em Bucha e colocaram as imagens na internet”.

Dmitry Peskov também reagiu, com poucas palavras, à análise de Lukashenko sobre a guerra na Ucrânia, quando disse que sente que esta “operação está a arrastar-se”.

“A operação está a decorrer conforme estava planeado”, disse Peskov.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

7 Comments

  1. Na guerra a primeira vítima é a verdade, frase feita. Por isso, acho que devemos ser parcimoniosos nos comentários a Bucha. O que não se pode é ter títulos como este! Não seria “Kremlin DIZ TER provas de que Bucha foi encenação”? Ou já há certezas de alguma coisa?

  2. O título do artigo devia ser: Kremlin diz ter provas de que Bucha foi encenação. A diferença com o título existente é enorme !!!…
    Gafe ou articulista pró-russo ???!! Pior ainda se for o Zap aeiou, e o problema é que não é o primeiro “pormenor” nesse sentido que se vê e lê neste site !!

    (Nota: Obviamente este meu comentário vai ser censurado e não vai aparecer, mas se isso acontecer o link para este artigo vai aparecer em tudo o que é redes sociais, tal como os links para os outros artigos aqui publicados onde existem “pormenores” que sugerem cumplicidade com a desinformação russa !!!)

  3. Força Putin!
    São vários os relatos e as provas dos ataques do exército ucraniano azov ao seu próprio povo. Tudo com a cumplicidade dos EUA e do Ocidente. Portugal alinha com isto e nem tem noção do perigoso caminho em que se mete.
    Como alguém disse… Que raio de sanções à Rússia são estas em que o euro apenas em 2022 já perdeu mais de 13% em relação ao rublo e também em relação ao dollar ? Aliás o euro perde para todas as principais moedas enquanto curiosamente o dollar ganha a todas. O valor dos 13% que o rublo ganha ao euro é superior ao valor dos prejuízos causados pelas sanções. Acordem portugueses, as sanções não são contra a economia russa mas sim contra a economia europeia. É a agenda 2030 a todo o vapor. O caminho do colapso da nossa moeda para a criação de uma nova moeda digital está mais perto do que muitos imaginam.
    Dizem que metem sanções à Rússia mas quem se prejudica mais é a Europa, já repararam? É isso que tem estado a acontecer com o custo de vida das pessoas a aumentar como não se via há muitos anos. No entanto os grandes oligarcas do mundo enriquecem cada vez mais como por exemplo a Repsol a duplicar os lucros logo no primeiro trimestre do ano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.