Bucha: vídeo de drone coloca Rússia em “maus lençóis”

5

Satellite Image 2022 Maxar Technologies

Imagens recolhidas no dia 23 de Março mostram cadáveres no chão, quando a cidade da Ucrânia ainda era ocupada pelo exército da Rússia.

Os responsáveis russos continuam a assegurar que não houve qualquer massacre em Bucha, alegando que as imagens que mostram centenas de cadáveres nas ruas são uma “encenação” ucraniana.

Sergey Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros, assegurou que o exército russo deixou a cidade no dia 31 de Março e, nesse dia, estava tudo tranquilo em Bucha.

No início desta semana foram divulgadas imagens de satélite que mostravam “manchas” semelhantes a corpos humanos, captadas em Março. Mas os russos analisaram as sombras e asseguraram que essas imagens foram captadas já no dia 1 de Abril, depois da retirada do exército da Rússia.

No entanto, o portal Meduza divulgou na noite passada um vídeo que coloca o lado russo em “maus lençóis”.

As imagens podem chocar:

O drone registou imagens entre 23 e 30 de Março. Há corpos deitados, sobretudo na já famosa na rua Yablonska, além de outras ruas de Bucha.

A geolocalização dos corpos, confirmada por um vídeo capturado durante uma viagem de automóvel, coincide com a localização das fotografias registadas já depois do dia 31 de Março. Os corpos estão no mesmo sítio e na mesma posição das fotografias.

São também visíveis equipamentos militares semelhantes aos equipamentos utilizados pelos russos, que na altura ainda estavam na cidade.

Quatro argumentos

O portal assegura também que tem a certeza da cronologia, da veracidade destas novas imagens.

Primeiro, porque percebe-se facilmente que ainda havia tanques russos e outros equipamentos da Rússia na cidade.

Segundo, porque os vídeos de drone são originais, brutos, não foram editados. Os metadados originais estão lá.

Terceiro, porque foram contratados dois especialistas independentes para confirmarem a análise astronómica de sombra nas imagens – a análise astronómica das sombras permite determinar, sem margem de erro, a data e hora das imagens, caso a geolocalização exacta do objecto em causa esteja disponível.

Por fim, o sol visto em alguns dos vídeos só pairou sobre Bucha até ao dia 26 de Março. A partir daí o céu esteve sempre nublado, até ao dia 1 de Abril.

O Meduza contactou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, mas não conseguiu qualquer reacção.

Quem cedeu este vídeo?

O portal Meduza revela que conseguiu este vídeo através de Sergei Korotkikh, russo que está do lado da Ucrânia neste conflito. O próprio Sergei foi acusado por jornalistas russos (pró-Kremlin) de ter sido o responsável pela morte dos habitantes de Bucha.

Sergei fundou um movimento de extrema-direita na Rússia e os membros da sua Sociedade Socialista Nacional têm sido acusados de homicídios por motivos raciais.

Mais tarde, o mesmo Sergei Korotkikh juntou-se ao Batalhão Azov.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

5 Comments

  1. Claro é tudo propaganda do Ocidente e da NATO. Nem sequer há tropas russas na Ucrânia. Nunca houve! Continuam todas em exercícios militares na Bielorrússia…
    Quem desse a estes crápulas o mesmo tratamento que os cobardes soldados russos aplicaram a civis indefesos….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.