Marcelo Rebelo de Sousa já assinou o decreto que estabelece luto nacional para esta terça-feira, devido à morte da atriz Eunice Muñoz.
O Presidente da República assinou, no domingo de Páscoa, o decreto de luto nacional por Eunice Muñoz para terça-feira, 19 de abril.
“O Presidente da República assinou ontem o Decreto que estabelece luto nacional, na terça-feira 19 de abril, em homenagem a Eunice Muñoz”, lê-se numa nota publicada no site oficial da Presidência da República.
Na sexta-feira, Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, já tinha revelado à TSF que o Governo tencionava decretar “luto nacional no dia do funeral” da atriz.
O velório acontece esta segunda-feira a partir das 17h nas Capelas Exequiais da Basílica da Estrela, em Lisboa, e na terça-feira, às 15h, terão início as exéquias, seguindo o cortejo do funeral para o Cemitério do Alto de São João.
Eunice Muñoz morreu esta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, tendo completado em novembro 80 anos de carreira.
Em abril do ano passado, Eunice Muñoz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, cerca de três anos depois de ter recebido a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.
Lamento profundamente a morte da maior actriz de teatro portuguesa. Uma carreira longa, como a sua, deixou-nos um precioso legado que é pena que muitos portugueses desconheçam. Quando o teatro era obrigatório na programação televisa assistíamos a verdadeiras obras primas de interpretação dramática e lembro o papel dela na peça:” Mãe Coragem”. Hoje restam umas telenovelas que as pessoas consomem compulsivamente e uns elucidativos programas do Big Brother contra os quais nunca vi nenhum encarregado de educação reclamar e nos quais a informação sexual é distorcidíssima! A disciplina de Cidadania é que é verdadeiramente perniciosa, segundo a opinião de alguns! Enfim! Temos o que merecemos ! Bem haja Eunice!