Coincidência verificada no sorteio da fase de qualificação para o Europeu 2024, que se vai realizar na Alemanha. Portugal está no Grupo 1.
Se fosse combinado, não teria sido assim: uma selecção portuguesa vai ter, novamente, de passar por Turquia e Macedónia do Norte para chegar à fase final de um grande torneio. Desta vez no andebol.
Em causa está o Europeu 2024 de andebol, que se vai realizar na Alemanha. Esta quinta-feira foi dia de sorteio da fase de qualificação, realizado precisamente na Alemanha (na capital Berlim).
Portugal, que era cabeça-de-série no sorteio, ficou inserido logo no Grupo 1, ao lado de Macedónia do Norte, Turquia e Luxemburgo.
O Luxemburgo não superou a primeira fase de qualificação mas, como Rússia e Bielorrússia foram suspensas pela Federação Europeia de Andebol (devido à guerra na Ucrânia), conseguiu entrar nesta segunda fase, tal como a Geórgia.
Recorde-se, nos últimos dias, para chegar à fase final do Mundial 2022 de futebol, a selecção portuguesa teve de vencer Turquia (3-1) e Macedónia do Norte (2-0).
Com Macedónia do Norte, Turquia e Luxemburgo no grupo, o objectivo dos portugueses é claro: ficar no primeiro lugar, assumiu o seleccionador Paulo Pereira. “A Macedónia do Norte é uma equipa forte e as restantes, teoricamente, estão abaixo do nível da nossa selecção”, analisou o técnico.
Os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros classificados apuram-se para o Europeu 2024.
Os jogos de qualificação de todos os grupos vão ser disputados em três momentos: Outubro deste ano e Março/Abril do próximo ano.
O Europeu terá 24 selecções. Quatro delas já estão apuradas: a anfitriã Alemanha e as três melhores do último Europeu: Suécia, Espanha e Dinamarca.