“Qualquer um” pode lutar “contra os criminosos de guerra russos”

Fernando Bizerra Jr / EPA

Esta não é a primeira vez que o governo ucraniano pede ajuda militar, mas agora Zelensky anunciou a criação de um Corpo Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia.

O grupo que será composto por cidadãos de outros países que querem ajudar a defender a Ucrânia da invasão russa.

Este domingo, Zelensky explicou que “qualquer um que se queira juntar à defesa da Ucrânia, da Europa e do mundo,” pode lutar ao lado dos ucranianos “contra os criminosos de guerra russos“.

Aqueles que pretenderem deslocar-se até à Ucrânia devem, alerta o governo ucraniano, dirigir-se à embaixada da Ucrânia nos seus países.

De acordo com o Observador, neste caso, é aconselhável que a entrada na Ucrânia seja feita por Lviv, através da Polónia.

Varsóvia, Bratislava, Istambul, Baku ou Budapeste

O presidente ucraniano disse este domingo que os ataques da última noite e da última madrugada destruíram hospitais e infraestruturas de civis. “Isto é terror“, começou por dizer no vídeo.

Zelensky falou ainda sobre a notícia divulgada pelas agências estatais russas, de que uma delegação russa estaria a caminho da Bielorrússia para negociar com a Ucrânia.

No entanto, o presidente ucraniano rejeitou que o local para uma possível conversa fosse em território favorável ao Kremlin.

E deu várias opções para negociações: Varsóvia, Bratislava, Istambul, Baku ou Budapeste. “Qualquer outra cidade está bem para nós, desde que não existam mísseis a voar para este país”, disse Zelensky.

Liz Truss, ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, disse este domingo que não confia na veracidade da negociação que a Rússia quer fazer com a Ucrânia.

“Agora, se a Rússia quer ser séria com as negociações, terá de retirar as tropas da Ucrânia”, disse à Sky News.

“Eles não podem negociar com uma arma apontada à cabeça dos ucranianos. Honestamente, eu não confia neste chamado esforço de negociação”, acrescentou.

Lembrou ainda que serão impostas mais sanções à Rússia nos próximos dias e admitiu que este conflito pode durar anos.

A União Europeia está a avaliar a possibilidade de proibir voos russos no respetivo espaço aéreo. A informação foi avançada por fonte oficial da União Europeia à Reuters.

Esta opção será discutida ainda este domingo, pelos ministros dos negócios estrangeiros. Alguns países, como a Alemanha, já anunciaram que pretendem aplicar esta medida, mas uma proibição da nível Europeu poderá fazer parte de um novo pacote de sanções à Rússia.

Hanna Malyar, vice-ministra da Defesa da Ucrânia, avançou este domingo que o Kremlin perdeu cerca de 4.300 militares desde o início da invasão à Ucrânia.

Além do número de mortos, Hanna Malyar disse ainda que as tropas russas terão perdido cerca de 146 tanques, 27 aviões e 26 helicópteros, escreve a Reuters.

Ucrânia submete ação judicial contra a Rússia

O presidente ucraniano anunciou esta manhã que avançou com uma ação judicial contra a Rússia no Tribunal Internacional de Justiça, que faz parte da ONU. Em causa estão os acontecimentos do último dias, a propósito da invasão da Rússia à Ucrânia.

Devem ser responsabilizados por manipular a noção de genocídio para justificar a agressão”, escrever Zelensky no Twitter.

A Ucrânia pediu uma decisão urgente para que a Rússia seja obrigada a parar a atividade militar. Zelensky espera que “os julgamentos comecem na próxima semana”.


ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.