SEF suspende vistos gold para russos. Recolher obrigatório em Kiev entre as 17h e as 8h

Conforme explicou Santos Silva, as sanções que serão adotadas nos próximos dias vão afetar ainda mais cidadãos russos.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspendeu a apreciação “de qualquer dossiê de candidatura para autorizações de residência e investimento (vulgo vistos gold) para cidadãos russos”, informou Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, em declarações à CNN Portugal.

As sanções que vão ser adotadas próximos dias vão afetar ainda mais cidadãos russos e esta suspensão de vistos gold é uma forma de acautelar a situação, explicou ainda Santos Silva.

Na última década, Portugal concedeu 431 vistos gold a russos que, ao todo, investiram 278 milhões de euros.

Em 2021, foram 65 os russos a receber vistos gold por investimentos de 34 milhões de euros em território português, um pouco mais do que os 63 de 2020 (37 milhões de euros), um máximo histórico.

Vários países vieram manifestar apoio a uma medida que a Ucrânia tem vindo a exigir: a exclusão da Rússia do sistema de pagamentos global SWIFT, incluindo alguns que inicialmente se opuseram à ideia, como a Itália, o Chipre e a Hungria.

Segundo o Observador, perante as pesadas sanções já impostas, e possibilidade de um endurecimento ainda maior, o Kremlin veio garantir que tem como “mitigar” o impacto destas medidas na sua economia.

Um navio russo foi apreendido pelas autoridades francesas no Canal da Mancha, ao abrigo das novas sanções da União Europeia. Suspeita-se que pertence a uma empresa que foi alvo de sanções.

Depois de múltiplas notícias que davam conta de avanços das forças russas sobre Kiev, o Presidente Zelensky veio garantir que a Ucrânia conseguiu travar os esforços do Kremlin para capturar a capital.

Kiev e as áreas chave estão sob controlo do nosso exército“, afirmou em mais um vídeo. Ainda assim, o recolher obrigatório foi alargado na cidade, deixando de ser possível sair à rua das 17h às 8h.

Países como a Letónia e a Estónia anunciaram encerramento do seu espaço aéreo a aviões russos. Em resposta, a Rússia proibiu companhias aéreas da Bulgária, Polónia e República Checa de sobrevoarem o seu território.

Os governos ucraniano e russo envolveram-se numa troca de acusações relacionadas com possíveis negociações de paz.

O Kremlin anunciou que o Presidente Vladimir Putin ordenou a suspensão da ofensiva militar na Ucrânia na sexta-feira, em antecipação de uma negociação com o Presidente ucraniano, mas desistiu da ideia quando isso não aconteceu. Zelensky garante que tal nunca aconteceu.

A ONU diz que mais de 150 mil ucranianos fugiram já do país, e cerca de metade foram para a Polónia.

As autoridades portuguesas dão conta da saída de 48 nacionais da Ucrânia. A embaixada pediu aos portugueses que deixem “imediatamente” Lviv, alertando que a situação na cidade “pode vir a agravar-se a qualquer momento” e que não conseguem garantir “uma evacuação por via terrestre”.

Nesta cidade, a 80 quilómetros da Polónia, sirenes anti-bombardeamento foram ouvidas duas vezes este sábado. Quanto aos portugueses que ainda estejam em Kiev, a embaixada diz não devem neste momento tentar fugir, por motivos de segurança, aconselhando a que se mantenham “abrigados”.

Bancos chineses limitam financiamento

Vários bancos chineses estão a limitar o financiamento para a compra de matérias-primas à Rússia, por receio das sanções dos países ocidentais, avança a Bloomberg.

Com a invasão russa da Ucrânia, pelo menos dois grandes bancos chineses, o ICBC e o Bank of China, estão a restringir o financiamento para a compra de mercadorias russas.

A decisão foi tomada por receio de que este financiamento possa ser entendido como apoio à invasão de Moscovo e possa resultar em sanções dos Estados Unidos e dos aliados, diz a Bloomberg, que cita fontes não identificadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.