O primeiro-ministro britânico está envolvido em mais uma polémica. Boris Johnson deu uma festa de aniversário durante o primeiro confinamento e Downing Street já confirmou o evento.
A notícia, avançada pela ITV News, revela que Boris Johnson teve uma festa de aniversário durante o primeiro confinamento.
O evento, ocorrido a 19 de junho, decorreu na principal sala de reuniões do número 10 de Downing Street após o primeiro-ministro ter regressado de uma visita oficial a uma escola em Hertfordshire.
Boris Johnson terá recebido mais de 30 pessoas. Carrie Johnson, mulher do governante, terá ajudado a organizar o evento, do qual Boris Johnson não teria conhecimento.
Era uma festa de aniversário surpresa.
Nove dias antes da alegada festa de aniversário, Boris Johnson pediu aos britânicos que “continuassem a mostrar contenção e a respeitar as regras que se destinam a manter-nos a todos em segurança”, durante uma conferência de imprensa.
Já depois da festa, amigos da família Johnson terão sido hospedados na parte de cima da residência oficial do primeiro-ministro, numa aparente violação das regras sanitárias.
Downing Street já confirmou o evento, mas disse que Boris Johnson esteve presente menos de 10 minutos.
“Um grupo de funcionários que trabalhava no n.º 10 naquele dia reuniu-se brevemente no Cabinet Room após uma reunião para desejar feliz aniversário ao primeiro-ministro. Ele esteve lá por menos de dez minutos”, lê-se na resposta do gabinete de Boris às mais recentes acusações.
Em junho de 2020, os ajuntamentos em ambientes fechados eram proibidos no Reino Unido, havendo também uma preocupação intensa com o facto de o ato de cantar poder espalhar a covid-19, com os os grupos corais impossibilitados de se reunir para ensaiar.
A 21 de março de 2020, Boris Johnson escreveu um tweet no qual pedia às pessoas para “serem como a Josephine”, uma menina de 7 anos que escreveu ao primeiro-ministro para o informar de que a sua festa de aniversário poderia ser cancelada para que a sua família cumprisse as regras sanitárias.
Josephine sets a great example to us all by postponing her birthday party until we have sent coronavirus packing.
Together we can beat this. In the meantime let’s all wish her happy birthday (twice) whilst washing our hands. #BeLikeJosephine #StayHomeSaveLives https://t.co/xmDOw60hhV pic.twitter.com/yl7uxe9lhh
— Boris Johnson (@BorisJohnson) March 21, 2020