/

Pilhas inventadas em Singapura carregam em 2 minutos e duram 20 anos

2

DR NTU

Chen Xiaodong, investigador da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, com as suaspilhas na mão direita e a estação de testes de carga à esquerda.

Chen Xiaodong, investigador da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, com as suaspilhas na mão direita e a estação de testes de carga à esquerda.

Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, desenvolveram uma bateria inovadora, que chega aos 70% de carga em apenas dois minutos.

Estas baterias de nova geração têm também uma longa duração, sendo estimado que o seu tempo de vida seja de mais de 20 anos, ou seja, dez vezes mais do que as actuais baterias de ião de lítio.

Testes de laboratório mostraram também que estas pilhas podem ser carregadas até 10.000 vezes.

Chen Xiaodong, um dos membros da equipa da NTU responsável pelo desenvolvimento da nova bateria, afirma que “esta invenção influenciará muitas indústrias, especialmente na produção de veículos eléctricos, onde a duração da bateria e sua vida útil limitada são especialmente importantes para os consumidores”.

Segundo o cientista, citado pelo The Strait Times, “um veículo eléctrico equipado com uma destas baterias vai poder ser carregado em apenas 5 minutos – mais ou menos o mesmo tempo que leva a encher um depósito de combustível”.

A inovação representa igualmente um avanço tecnológico na electrónica de consumo, com previsíveis benefícios de usabilidade de aparelhos como portáteis, smartphones, e câmaras fotográficas.

Espera-se que o novo tipo de bateria, cujo preço se estima que seja semelhante ao das actuais baterias, apareça no mercado dentro de dois anos.

ZAP

2 Comments

  1. Já passaram 3 anos desde a publicação desta notícia. O que foi feito desta investigação? Já existem baterias destas no mercado?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.