O impacto da pandemia também se nota nas tendências de maquilhagem, com as vendas de batom ou gloss a oscilar consoante a obrigatoriedade do uso de máscara facial.
A covid-19 até nos pode obrigar a usar máscaras que escondam os nosso rostos, mas isso não é motivo suficiente para impedir os adeptos de maquilhagem de exprimirem a sua criatividade.
As vendas de maquilhagem explodiram durante a pandemia, avança a Business Insider, muito em parte devido ao TikTok e às novas tendências que favorecem os looks mais dramáticos e coloridos.
Segundo a análise da firma de investigação do mercado NPD Group publicada este mês, as vendas de blush aumentaram 39% nos Estados Unidos em 2021. Os produtos em pó estão também a perder terreno para os em creme, com as vendas a crescer desde 2019 e a duplicar desde 2020.
Este crescimento deve-se à tendência popularizada no TikTok conhecida como “underpainting“, revela a analista do mercado de maquilhagem do NPD Group, Natallia Bambiza.
A técnica consiste em aplicar blush em creme antes da base, sendo que, no TikTok, muitos utilizadores a replicam usando batom vermelho. O efeito é mais natural, mas é também preciso muito produto, o que também explica o aumento de vendas.
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A indústria dos cosméticos também sofreu em 2020. Os dados da NPD Group mostra que as vendas de maquilhagem cara e de luxo em particular caiu 34% em 2020, com algumas categorias a sofrer mais que outras, também por causa da pandemia.
As vendas de batom e gloss caíram a pique com o uso das máscaras e continuaram em queda no início de 2021, descendo 24% no primeiro trimestre do ano. Quando a obrigatoriedade da máscara nos EUA caiu em Maio, as vendas voltaram a subir.
Com a parte de baixo do rosto coberta, os olhos passaram a ser o principal foco da atenção e isso refletiu-se no mercado, com as vendas de maquilhagem para os olhos a aumentarem 204% entre Abril e Junho de 2020. Especificamente online, os produtos para os olhos também subiram 47% em 2021 em comparação com 2019.
A maquilhagem é também um recurso que muitos usam para aumentarem a sua auto-estima e levantarem o astral depois dos meses duros trazidos pelo pandemia. No geral, as vendas online aumentaram 29% relativamente a 2019 e a tendência agora é a aposta nas cores vibrantes, especialmente entre os mais jovens, que anunciaram o fim da “maquilhagem que faz parecer que não se está a usar maquilhagem”.
Para Bambiza, esta sede pela experimentação com looks mais dramáticos é uma “consequência inesperada da covid-19“, que também contribuiu para a “emergência de novos (ou velhos mas esquecidos) truques que despertaram as tendências”.