Pela primeira vez na Liga dos Campeões (ou noutra competição europeia), a equipa do Dragão foi a única entre as «grandes» que não superou a fase de grupos.
Claro que preferíamos elaborar este artigo à volta de outro facto inédito: os três «grandes» portugueses presentes nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Ficou perto, mas não aconteceu.
O que aconteceu foi outro registo único no futebol português: Sporting e Benfica superaram a fase de grupos da Liga dos Campeões e o FC Porto não. Nunca tinha acontecido, nem na Liga dos Campeões, nem na Liga Europa – a outra competição possível.
Esta comparação só vai incluir as edições que tiveram duas ou três equipas portuguesas na fase de grupos da Liga dos Campeões.
E só pode começar em 1997, o primeiro ano em que Portugal poderia ter duas equipas nessa fase. Poderia ter e teve: FC Porto e Sporting. Mas nenhum dos dois passou para o processo seguinte.
No ano seguinte o FC Porto teve a companhia do Benfica na fase de grupos. Nenhuma passou. Em 1999 foi a vez do Boavista estar ao lado dos «dragões»; FC Porto apurado, Boavista eliminado.
Os dois vizinhos também estiveram na primeira fase de grupos da Liga dos Campeões em 2001 e, dessa vez, ambos passaram; na segunda fase de grupos nenhum se apurou.
Saltamos para 2005, o primeiro ano em que houve uma equipa lusa que conseguiu passar para os oitavos-de-final…e não foi o FC Porto: foi o Benfica. O FC Porto ficou no último lugar do seu grupo.
2006, a primeira edição com os três clubes
E eis que chegamos à época 2006/07, a primeira com os três «grandes» na fase de grupos da Liga dos Campeões. Só o FC Porto conseguiu manter-se na prova. Benfica seguiu para a Taça UEFA, o Sporting nem isso.
A temporada seguinte voltou a contar com os três emblemas na fase de grupos e voltou a contar só com o FC Porto nos oitavos-de-final. Benfica e Sporting foram transferidos para a Taça UEFA.
2008 contou com FC Porto e Sporting; ambos passaram. 2010 foi diferente: Benfica e Sporting de Braga na fase de grupos, mas ambos fora das eliminatórias seguintes.
A edição 2011/12 repetiu a de 2005/2006: FC Porto e Benfica na elite europeia e o Benfica apurou-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas o FC Porto não.
Um ano depois, FC Porto apurado, Benfica na Liga Europa e Sporting de Braga fora das competições europeias. Em 2013, FC Porto e Benfica foram transferidos para a Liga Europa.
Em 2014 o trio voltou: FC Porto apurado, Sporting na Liga Europa e Benfica no último lugar do seu grupo.
O Benfica voltou aos oitavos-de-final em 2015, enquanto o FC Porto não conseguiu melhor do que mudar-se para a Liga Europa.
Novamente o trio junto, em 2016, com o apuramento de Benfica e FC Porto, mas o Sporting ficou-se pelo último lugar no seu grupo.
Em 2017, de novo com os três, FC Porto qualificado, Sporting na Liga Europa e Benfica a terminar o seu grupo com…zero pontos.
Já em 2018 o FC Porto conseguiu novamente a qualificação, enquanto o Benfica regressou à Liga Europa.
Resumo: FC Porto a 100%…até agora
Fazendo as contas, até à presente edição tinha havido cinco fases de grupos da Liga dos Campeões com FC Porto, Benfica e Sporting. Só o FC Porto passou sempre.
E, além de conseguir sempre a qualificação quando teve a companhia dos clubes de Lisboa, viu quase sempre os rivais ficarem fora do torneio; a única excepção foi em 2016/17, quando o Benfica também se apurou.
De resto, em cinco presenças do trio: cinco apuramentos do FC Porto, um do Benfica, zero do Sporting.
Até que chegamos a 2021/22, a primeira época em que o FC Porto viu os seus grandes rivais conseguirem a qualificação mas os portistas não conseguiram o mesmo e vão jogar na Liga Europa.
Na Taça UEFA/Liga Europa as contas são rápidas: nunca os três «grandes» portugueses estiveram juntos na fase de grupos. Dois deles sim, os três não.
Possíveis adversários
Já olhámos para o passado, olhemos para o futuro. Quais são os clubes que podem jogar com Sporting e Benfica nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões?
Como nenhum dos emblemas portugueses será cabeça-de-série, interessa olhar precisamente para a lista dos vencedores de grupo e, por consequência, cabeças-de-série: Ajax, Bayern Munique, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid, Juventus e Lille.
Como é habitual, nos oitavos-de-final não se podem defrontar equipas que estiveram juntas na fase de grupos.
Por isso, o Sporting vai ter pela frente um destes sete adversários: Bayern Munique, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid, Juventus e Lille.
O Benfica vai jogar com uma destas sete equipas: Ajax, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid, Juventus e Lille.
Provavelmente os responsáveis dos dois «grandes» de Lisboa preferem os dois últimos. Ou então o irregular Manchester United.
A próxima segunda-feira, 13 de Dezembro, vai providenciar as respostas. É o dia do sorteio.
Não ha mal que sempre dure nem bem que nunca se acaba