O projeto Caixa Negra criou uma estrutura gigante em metal, colocada numa localização não revelada na ilha da Tasmânia, que vai preservar atualizações e análises científicas em tempo real, para que sejam descobertas no futuro.
A “caixa” vai incluir discos rígidos, alimentados por painéis solares, que vão documentar as alterações do mundo como o conhecemos.
De acordo com a Science alert, o projeto inclui informação relacionada com alterações climáticas, extinção de espécies, poluição ambiental e impactos na saúde.
Assim, se algum dia a sociedade que nos suceder encontrar o arquivo, vai ser capaz de reconstituir o que aconteceu ao nosso planeta.
“A menos que mudemos drasticamente o nosso modo de vida, as alterações climáticas e outros perigos provocados pelo Homem vão causar o colapso da nossa civilização”, lê-se no site do projeto Caixa Negra.
A construção vai registar “cada passo que dermos em direção a essa catástrofe“.
Desde conjuntos de dados, a interações relacionadas com a saúde do nosso planeta, as informações vão ser “continuamente recolhidas e armazenadas em segurança para as gerações futuras“, acrescenta o site.
A “caixa” relembra o design da famosa “Doomsday Vault” norueguesa, que armazena a maior coleção do mundo de biodiversidade agrícola, em Svalbard.
Enquanto o projeto norueguês é uma espécie de fortaleza concebida para proteger a agricultura no caso de “acontecer o pior“, a Caixa Negra funciona como um registo contínuo da trajetória do mundo em direção a esse futuro sombrio.
O projeto é um colaboração entre a Clemenger BBDO, The Glue Society e e investigadores da Universidade a Tasmânia.
Jim Curtis, da Clemenger, explicou à ABC que a ideia principal é o dispositivo sobreviver, no caso de a Terra colapsar devido às alterações climáticas, para que quem apareça depois aprenda com isso.
“A Caixa Negra também serve para responsabilizar os líderes mundiais e garantir que as suas ações ou inações sejam registadas”, acrescenta Curtis.
O projeto vai estar concluído em 2022, sendo que a “caixa” já se encontra parcialmente ativa, a gravar atualizações ambientais em tempo real, num teste beta.
Parte do objetivo da invenção é tentar afastar a humanidade de um cenário apocalíptico, e encorajar a sociedade a agir de forma mais responsável, em termos de consciencialização climática e ambiental.
“Quando as pessoas sabem que estão a ser gravadas, isso tem influência sobre aquilo que fazem e dizem“, realçou Jonathan Kneebone, da Glue Society, à ABC.
Num mundo com gelo a derreter, emissões de gases com efeitos de estufa e animais a entrar em extinção, é necessário “assumir responsabilidade por gerações futuras e inspirar ações urgentes“, relembram os criadores da Caixa Negra.
“Como esta história termina, só depende de nós“.
“Se o Mundo acabar, uma Caixa Negra indestrutível vai explicar o que nos aconteceu”
O que fizeram às caixas das anteriores civilizações? Nada!
O poder mundial chamada elite, fez e faz o que querem com a informação, sem que ninguém saiba nada, foi, é e será sempre assim, o tal ciclo vicioso da vida …
Mas os filmes científicos falam muito do que fomos, somos e seremos, basta um olhar atento e cruzar dados…
Tudo tem princípio meio e fim!
Se acabar acabou e sem stresses
Estranho como os Humanos modernos existem há 40-20mil anos, e antes disso já existiram diversos eventos de extinção massiva.
Mas dentro da ignorância das massas, existe sempre margem para vender a banha da cobra (tal como cura da calvície e da juventude eterna).
O Problema das pessoas é mesmo falta de cultura e de pensamento critico, excesso de necessidade de querer pertencer ao pensamento global e pouco conhecimento de historia.
Um pouco de cultura para vocês.. Sabiam que inicialmente as pessoas (com o objetivo de educar) que fizeram a tradução da bíblia do Latim para as línguas das massas, foram punidos com morte, pois permitiram que as pessoas comuns tivessem acesso aos conteúdos controversos que lá estavam?
Edir Macedo, és tu?
Os “youtubes” brasileiros toldam mesmo o pensamento crítico!….
A menos que mudemos drasticamente o nosso modo de vida, as alterações climáticas e outros perigos provocados pelo Homem vão causar o colapso da nossa civilização.
Está tudo numa frase.
Que lindo o piu piu…amo muito mais os animais que ALGUNS seres humanos…porque também não se pode generalizar de modo que nós percamos o sentido humanitärio em nós….