Escolas e faculdades em Nova Deli encerraram depois de um tribunal indiano de primeira instância ter considerado os baixos níveis de qualidade do ar uma “emergência”.
Recentemente, a NASA divulgou imagens de satélite que mostram a poluição de Nova Deli, que é agora chamada de chaminé ao ar livre.
Segundo o The Independent, a vasta pluma de fumo estende-se por centenas de quilómetros na capital na Índia.
O espesso “rio de fumo” converge para Nova Deli, como consequência dos incêndios deliberadamente ateados nos estados circundantes. A este problema ambiental acresce o fenómeno do ar poluído, que faz com que os residentes da cidade sofram, todos os anos, especialmente durante o Inverno
Smoke from crop fires in northern India blanketed Delhi and contributed to soaring levels of air pollution. https://t.co/Pe30imj6xV pic.twitter.com/RyNEmVcbXx
— NASA Earth (@NASAEarth) November 18, 2021
Num relatório intitulado A shot of smoke for Delhi, as imagens captadas pela agência espacial norte-americana, a 11 de novembro, apontam para as dezenas de milhares de queimadas ativas, principalmente dos estados de Haryana e Punjab, no norte do país, onde os agricultores queimam todos os anos desperdícios de colheitas para criar espaço para o novo lote de sementes.
O Governo tem falhado ao não proporcionar alternativas seguras e menos poluentes aos agricultores economicamente desfavorecidos, que veriam a sua subsistência ameaçada se deixassem de queimar resíduos.
Os indianos da capital enfrentaram uma queda acentuada no Índice de Qualidade do Ar (AQI) no final de outubro, altura em que se deu início à queima das culturas após o fim de um período de chuvas. O diário indica que o AQI se manteve severo em novembro.
Outra causa que agravou o problema da poluição de Nova Deli foi a queima indiscriminada de fogo de artifício no festival hindu de Diwali, que aconteceu no passado dia 4 de novembro.
Na sequência do aumento de partículas nocivas à saúde no ar, o Governo indiano decretou confinamento parcial e o encerramento das escolas e faculdades da capital.
As autoridades recomendam o teletrabalho sempre que for possível e pedem às empresas que trabalhem presencialmente com apenas 50% dos funcionários, de modo a diminuir a circulação de automóveis.
Na semana passada, o Governo já tinha fechado algumas escolas e universidades durante quatro dias.