Este aeroporto na Alemanha parece ter sido vítima de uma maldição

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Olaf Arndt / Flickr

Aeroporto Berlin Brandenburg

 

O Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg (BER) deveria ter sido inaugurado em 2011, mas os problemas na construção fizeram com que esta data fosse arrastada para 2020.

A inauguração do aeroporto foi adiada sete vezes o que gerou um aumento dos custos da construção da infraestrutura. Inicialmente foram calculados custos de 2.000 milhões de euros, mas, após sucessivos atrasos, devido a várias falhas de construção, o preço final aumentou 225%, ou seja, para 6.500 milhões de euros.

Na altura em que estava programada a primeira data da inauguração, os inspetores detetaram cerca de 120 mil falhas técnicas, que incluíam problemas de segurança e cerca de 170 mil quilómetros de cabos que estavam indevidamente ligados.

Com tantos problemas em mãos, os engenheiros responsáveis tiveram de fazer várias alterações – o que prolongou ainda mais as obras.

Mesmo depois da inauguração, a obra continuou a gerar controvérsia devido ao aparecimento de novos problemas: infiltrações de água, alguns tubos para o abastecimento dos aviões não se encaixavam, faltavam vários metros de corrimões em algumas escadas, não havia uma conexão estável de internet com o corpo de bombeiros, entre outros.

O site Aeroin também noticiou em janeiro deste ano que, desde a inauguração, 60 funcionários da área de segurança denunciaram ter recebido descargas elétricas enquanto atendiam os passageiros nos canais de inspeção. Em apenas um dia, 11 operadores foram vítimas de choques, e quatro deles precisaram mesmo de ser hospitalizados. A maior parte dos casos ocorreu durante a verificação de segurança das malas de mão no terminal 1.

Estas e outras falhas técnicas têm gerado grande controvérsia e, de acordo com a professora Genia Kostka, da Universidade Livre de Berlim, deveram-se ao facto do “conselho supervisor estar cheio de políticos que não faziam ideia de como supervisionar o projeto”.  A especialista acredita que a inexperiência por parte destes responsáveis foi um dos pontos fulcrais para atrasar as obras por tanto tempo.

“Museu do capitalismo fóssil”

Ainda assim, muitos defendem que o projeto já estava condenado desde o início. Tudo começou em 1990 e arrastou-se ao longo de mais seis anos, uma vez que as autoridades responsáveis não estavam a conseguir chegar a um consenso sobre o local onde o aeroporto iria ser construído.

À medida que iam surgindo mais problemas, alguns investidores privados acabaram ainda por abandonar o projeto, deixando o Estado sozinho a financiar e supervisionar a construção. Por outro lado, a crise financeira global de 2008 também dificultou a tarefa de atrair um empreiteiro para construir e financiar o aeroporto.

Segundo o Interesting Engineering, na altura, o projeto deveria ter sido suspenso, mas os políticos seguiram em frente e usaram dinheiro público. Isso fez com que a abertura oficial fosse adiada repetidas vezes.

Foram precisos quase dez anos para resolver os problemas do aeroporto e, em outubro de 2020, as autoridades responsáveis anunciaram que a infraestrutura estava pronta para receber voos e passageiros. Contudo, o anúncio da inauguração veio numa altura em que também a aviação estava a passar por um mau momento devido à pandemia de covid-19. As circunstâncias fizeram com que as viagens diminuíssem e com isso o aeroporto acabou por permanecer vazio.

No momento da inauguração, o aeroporto ainda foi vítima de mais críticas. Um grupo de manifestantes mascarou-se de pinguins para protestar contra o papel do tráfego aéreo no aquecimento global. Em alguns cartazes, o aeroporto foi descrito como um “museu do capitalismo fóssil” e grupos de habitantes vizinhos também exigiram melhor proteção contra o ruído que o novo aeroporto vai gerar, escreveu o Dinheiro Vivo.

Com o regresso às viagens, e depois de tantas batalhas, espera-se agora que aeroporto se torne o terceiro mais movimentado da Alemanha, superando o aeroporto de Düsseldorf.

Ana Isabel Moura, ZAP //

6 Comments

  1. Acontecem coisas destas em todos os países e em todos os tempos. E para todos os gostos políticos. Recordo também a construção do Centro Cultural de Belém, no tempo do Cavaco, que custou nada menos do que o triplo do previsto. E a demora dos famosos mármores de Carrara que nunca mais vinham. Vamos aprendendo devagar, devagar …

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