Joan Gaspart, antigo presidente do clube, acha que Xavi será uma boa escolha para a sucessão de Ronald Koeman.
O Barcelona vive o seu pior momento na última década (até um pouco mais) mas não é a primeira vez que atravessa uma crise. Joan Gaspart lembra-se de outros tempos bem complicados no maior clube da Catalunha.
Gaspart tinha sido um vice-presidente com muitos sucessos. Ocupou esse cargo durante 22 anos, liderado pelo presidente Josep Lluís Núñez. Conseguiu reforços como Maradona, Ronaldo, Romário e Rivaldo.
Quando Josep Lluís Núñez saiu, em 2000, quem venceu as eleições foi precisamente Joan Gaspart. Mas só foi o líder do Barcelona durante cerca de dois anos e meio. O seu trajecto não foi bom.
No futebol: zero títulos durante a sua presidência; alguns reforços que seriam de grande nível mas que foram grandes desilusões; as contratações dos treinadores Louis van Gaal e de Radomir Antić também não foram acertadas.
A nível económico: os tais reforços foram caros – quase 200 milhões de euros gastos em contratações, em pouco mais de duas épocas; subida (exagerada) nos salários de futebolistas; quebra histórica nas receitas de bilheteira.
“Um dos piores presidentes da história do Barcelona”, descreveu a imprensa espanhola.
Análise à actualidade
Foi precisamente Joan Gaspart a conceder uma entrevista ao jornal El Confidencial, na qual analisou a situação actual do seu clube “de sempre”. E, contrariando muitas previsões, o antigo presidente está confiante.
Gaspart percebe a saída de Ronald Koeman porque “o futebol funciona assim, é mais fácil demitir o treinador do que todos os jogadores”, embora ache que o treinador iria melhorar os resultados e as exibições, se tivesse ficado mais tempo em Camp Nou.
“Não esqueçamos que esta equipa já não tem Valdés, Puyol, Iniesta, Xavi, Messi… Com esses futebolistas, o Barcelona poderia jogar outro futebol, agora”, lembrou.
Joan Gaspart acredita que Xavi Hernández será uma boa escolha, caso seja contratado: “Porque não haveria de resultar? Resultou com o ‘prematuro’ Guardiola, com Luis Enrique. Seria precoce contratar esses dois treinadores mas os resultados apareceram logo”.
Entretanto, quem foi apresentado nesta sexta-feira foi Sergi Barjuan, novo treinador, possivelmente interino. Embora o presidente Joan Laporta tenha admitido: “Um dia, Xavi Hernández será o treinador do Barcelona“.
Com ou sem Xavi, a época 2021/22 do Barcelona será muito positiva, apesar deste arranque irregular: “O Barcelona vai ganhar a Liga dos Campeões, o campeonato e a Taça do Rei“, avisou Gaspart, que já viu “coisas mais difíceis no futebol”.