A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR “é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas”.
A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de braços abertos pela maioria das pessoas. Contudo, há uma falange consideravelmente grande de céticos que temem o perigo que isto pode representar. O temido por muitos pode ter nascido agora: um cão robô com uma arma equipada às costas.
O robô é obra da empresa Ghost Robotics, que divulgou imagens da sua criação no Twitter. “A manter as nossas equipas [de operações especiais] armadas com as mais recentes inovações em letalidade”, lê-se na legenda.
A própria reação dos internautas nas redes sociais mostra que muitos temem esta nova invenção bélica.
Latest lethality 6.5 #creedmoor sniper payload from @SWORDINT. Check out the latest partner payloads @AUSAorg Wash DC. Keeping US and allied #sof #warfighter equipped with the latest innovations. @USSOCOM #defense #defence #NationalSecurity #drone #robotics pic.twitter.com/Dvk6OvL3Bu
— Ghost Robotics (@Ghost_Robotics) October 11, 2021
Embora ainda pouco se saiba sobre este robô, a fabricante de armamento Sword International diz que a máquina chama-se Special Purpose Unmanned Rifle (SPUR).
“O [SPUR] foi projetado especificamente para oferecer fogo de precisão de plataformas não tripuladas”, lê-se no site da Sword International, citado pela Futurism. “Devido aos seus sensores de alta capacidade, o SPUR pode operar em diversas condições, tanto de dia como de noite”.
A sniper nas costas do cão robô dispara munições com calibre 6.5 mm com carregadores de dez balas. O SPUR pesa apenas 7 kg, dando uma grande mobilidade ao robô.
O SPUR “é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas, e esse futuro é agora”, lê-se ainda no site da empresa.