Ambientalistas indonésios criaram este museu, feito inteiramente de resíduos de plástico, para enviar uma mensagem ao mundo sobre este problema ambiental.
De acordo com a agência Reuters, este museu localizado em Gresik, na Indonésia, demorou três meses a ser construído e é composto por cerca de dez mil objetos de plástico, desde sacos a garrafas.
Todos os objetos usados neste museu foram recolhidos em rios e praias poluídas. O principal objetivo é convencer as pessoas a repensar os seus hábitos diários e a dizer não a este tipo de coisas descartáveis.
“Queremos enviar uma mensagem às pessoas, para que parem de utilizar plásticos de uso único, como garrafas de água, sacos, palhinhas, embalagens e fraldas descartáveis. Estas coisas acabam por poluir os oceanos e o mundo”, explicou Prigi Arisandi, fundador deste museu indonésio, que já recebeu 400 visitantes desde que abriu no mês passado.
Em declarações à agência noticiosa, Ahmad Zainuri, uma dessas pessoas, ficou sensibilizado com a mensagem que o museu quer passar e prometeu que vai começar a ter mais cuidado no seu dia-a-dia.
“Vou sem dúvida mudar os meus hábitos diários como, por exemplo, quando vou ao mercado a uma mercearia fazer compras. Vou começar a levar um saco de pano e, quando quiser comprar alguma bebida, vou usar um copo reutilizável.