/

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

1

Ilyas Akengin / AFP

Turistas tiveram de ser evacuados na Turquia

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes.

Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e incêndios na Sibéria, as imagens de destruição na Turquia aumentam as preocupações sobre a crescente ferocidade das condições meteorológicas extremas.

Os bombeiros estão no quarto dia de combate às chamas, que obrigaram à evacuação de dezenas de localidades e até de alguns hotéis de luxo, numa zona muito turística.

São mais de 70 fogos florestais que deflagraram esta semana, e que estão a afetar as zonas costeiras nos mares Egeu e Mediterrâneo. Desses, pelo menos 14 ainda continuam ativos, segundo o presidente do país.

Para ajudar no combate aos incêndios, a Rússia, Ucrânia e Azerbaijão enviaram já vários meios aéreos, que acabaram por ajudar os operacionais a virar o rumo da situação.

Do país chegam imagens aterradoras, de zonas paradisíacas e tradicionalmente turísticas a serem completamente dizimadas.

Segundo o The Guardian, em Bodrum, na província de Muğla, 80 hectares ficaram totalmente queimados, apesar dos esforços de combate a incêndios terrestres e aéreos. As chamas acabaram por cortar o acesso a dois hotéis, forçando a evacuação de mais de 4.000 turistas e funcionários.

Os incêndios florestais durante o verão são comuns na Turquia, mas os incêndios nos últimos dois dias foram excecionais. O jornal britânico frisa que vários moradores das cidades afetadas disseram aos repórteres locais que nunca tinham visto nada assim antes.

“Tudo o que eu tinha ficou queimado. Perdi cordeiros e outros animais ”, disse um dos habitantes ao jornal Daily Sabah, acrescentando que o cenário “foi um inferno”.

Em Manavgat, a leste da estância balnear de Antalya, um total de 27 bairros e um hospital também foram evacuados. Na área rural junto a Manavgat, mais de 40 ovelhas e cabras morreram calcinadas.

Apesar de muitos dos incêndios já estarem controlados, a Organização Meteorológica Mundial partilhou avisou no Twitter que o calor extremo está a atingir toda a região do Mediterrâneo, com previsão de temperaturas acima dos 40°C nas áreas do interior da Itália, Grécia, Tunísia e Turquia.

Desta forma, é aconselhado à população que se previna com o abastecimento de água.

Ainda assim, e apesar das acusas naturais estarem a dificultar o combate aos fogos, há indícios de que a situação possa ter sido impulsionada por mão criminosa.

De acordo com o Correio da Manhã, a origem dos fogos está a ser investigada, havendo suspeitas de que pelo menos alguns deles tenham origem criminosa.

“Os responsáveis prestarão contas por ataques contra a natureza e as florestas”, afirmou Fahrettin Altun, conselheiro do presidente Recep Tayyip Erdogan.

Os focos de incêndio chegaram a superar 1114 frentes. Na sexta-feira, segundo dados oficiais, dezenas de fogos tinham sido extintos, mas havia muitos ainda ativos e fora de controlo em seis províncias.

ZAP //

 

 

 

 

 

1 Comment

  1. Se os incendiários lá tiverem o azar de serem apanhados, não tenho dúvidas de que a justiça não será a mesma do que aquela que aplicam por cá!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.