O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana.
Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela empresa estatal China Railway Rolling Stock Corporation e é considerado o comboio mais rápido do mundo, podendo atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora.
“Maglev” é uma abreviatura para “levitação magnética” e o comboio parece que “flutua” graças a uma força eletromagnética que o faz deslizar sobre os carris.
Liang Jianying, diretor e engenheiro-chefe da CRRC Sifang, disse à imprensa estatal chinesa que, para além da sua velocidade, o comboio emite baixos níveis de poluição sonora e requer menos manutenção do que outros comboios de alta velocidade.
Tal como recorda a estação norte-americana, em 2019 tinha sido revelado à imprensa um protótipo deste novo comboio. Nesse ano, a China também anunciou os seus planos ambiciosos para criar “círculos de transporte de três horas” entre as principais áreas metropolitanas do país.
A ferrovia de alta velocidade é uma grande prioridade desta potência mundial, que pretende ligar mais as suas grandes cidades por comboio para reduzir o tempo e as despesas necessárias para viajar pelo país. Atualmente, em média, os comboios de alta velocidade na China podem viajar a cerca de 350 quilómetros por hora, enquanto os aviões voam a 800-900 quilómetros por hora.
No entanto, destaca a CNN, ainda há uma coisa que impede o recente comboio-bala de estar pronto para receber passageiros: a falta de redes de carris completas apropriadas.
Neste momento, o país tem apenas uma linha maglev para uso comercial, que liga o aeroporto Pudong, em Xangai, com a estação Longyang Road, na mesma cidade. Esta viagem de 30 quilómetros faz-se em cerca de sete minutos e meio, com o comboio a atingir velocidades de 430 quilómetros por hora.
A China já está a construir várias redes apropriadas para este comboio, incluindo uma que vai ligar Xangai e Hangzhou e outra entre Chengdu e Chongqing.
No final de junho, o país asiático também inaugurou a primeira linha de alta velocidade no Tibete, de 435 quilómetros, que liga a capital tibetana Lassa à cidade de Nyingchi.