//

Telavive vai recorrer ao ADN dos cães para multar donos que não apanham o cocó

1

Telavive, em Israel, vai ter uma base de dados com o ADN de todos os cães para começar a analisar as fezes encontradas na rua e, assim, multar os donos responsáveis por as apanhar.

Algumas pessoas não apanham o cocó dos seus animais de estimação, quer estes façam as necessidades num passeio, num parque ou até mesmo na praia.

Na cidade de Telavive, em Israel, as adoções de animais abandonados têm vindo a aumentar — e o mesmo acontece com os dejetos de cão espalhados pela cidade.

Para resolver o problema, a Câmara Municipal aprovou uma moção para estabelecer uma base de dados com o ADN de todos os cães, que será comparado ao ADN encontrado em excrementos abandonados. Assim, as autoridades poderão seguir o rasto dos donos que não limpam os dejetos dos seus animais de estimação para os multar.

Para que isso seja possível, todos os donos serão obrigados a fornecer o ADN dos seus caninos aquando da renovação da licença de propriedade dos animais — Telavive exige que toda a gente obtenha autorização antes da compra de um animal —, que acontecerá até seis meses após a entrada em vigor do novo regulamento.

“A alteração à lei foi aprovada como parte da luta persistente do município contra o fenómeno das fezes de cão que não são apanhadas pelos donos em toda a cidade”, disse a autarquia ao The Times Of Israel.

“A existência de uma base de dados com o ADN dos cães da cidade tornará possível a recolha de amostras de fezes na rua, aplicando assim a lei contra o dono do cão, mesmo após a ofensa ter sido cometida, de uma forma que irá abordar o principal desafio na aplicação e erradicação do fenómeno”, explicaram ainda.

Quem não apanhar o cocó do seu cão — e for descoberto —, será multado em 730 shekels (cerca de 188 euros).

“A limpeza do espaço público é uma parte integrante da aparência da cidade”, disse a câmara de Telavive, citado pelo IFL Science.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.