Telavive vai recorrer ao ADN dos cães para multar donos que não apanham o cocó

Telavive, em Israel, vai ter uma base de dados com o ADN de todos os cães para começar a analisar as fezes encontradas na rua e, assim, multar os donos responsáveis por as apanhar.

Algumas pessoas não apanham o cocó dos seus animais de estimação, quer estes façam as necessidades num passeio, num parque ou até mesmo na praia.

Na cidade de Telavive, em Israel, as adoções de animais abandonados têm vindo a aumentar — e o mesmo acontece com os dejetos de cão espalhados pela cidade.



Para resolver o problema, a Câmara Municipal aprovou uma moção para estabelecer uma base de dados com o ADN de todos os cães, que será comparado ao ADN encontrado em excrementos abandonados. Assim, as autoridades poderão seguir o rasto dos donos que não limpam os dejetos dos seus animais de estimação para os multar.

Para que isso seja possível, todos os donos serão obrigados a fornecer o ADN dos seus caninos aquando da renovação da licença de propriedade dos animais — Telavive exige que toda a gente obtenha autorização antes da compra de um animal —, que acontecerá até seis meses após a entrada em vigor do novo regulamento.

“A alteração à lei foi aprovada como parte da luta persistente do município contra o fenómeno das fezes de cão que não são apanhadas pelos donos em toda a cidade”, disse a autarquia ao The Times Of Israel.

“A existência de uma base de dados com o ADN dos cães da cidade tornará possível a recolha de amostras de fezes na rua, aplicando assim a lei contra o dono do cão, mesmo após a ofensa ter sido cometida, de uma forma que irá abordar o principal desafio na aplicação e erradicação do fenómeno”, explicaram ainda.

Quem não apanhar o cocó do seu cão — e for descoberto —, será multado em 730 shekels (cerca de 188 euros).

“A limpeza do espaço público é uma parte integrante da aparência da cidade”, disse a câmara de Telavive, citado pelo IFL Science.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …