Bill Gates, Jeff Bezos e Al Gore são algumas das personalidades que apoiam a Nature’s Fynd, uma startup que desenvolve hambúrgueres sem carne, queijo sem leite e outros produtos que contêm um micróbio vulcânico fermentado derivado do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos.
Antes de fundar a Nature’s Fynd em 2012, juntamente com Thomas Jonas, Mark Kozubal investiu algum tempo a investigar um fungo de fontes termais vulcânicas no Parque Nacional de Yellowstone, chamado Fusarium strain flavolapis.
Com a ajuda da sua equipa, fermentou-o numa substância rica em proteínas a que chamaram “Fy™“, que é agora a base dos produtos alimentares da empresa.
Esta proteína vulcânica derivada de micróbios inclui todos os 20 aminoácidos e não tem colesterol nem gorduras trans, um tipo de ácidos gordos insaturados. Além disso, segundo o Interesting Engineering, Fy™ tem um décimo da gordura da carne moída e 50% mais proteína do que o tofu, o que o torna uma alternativa viável à carne.
A empresa diz ter desenvolvido um método de fermentação para tornar o micróbio uma fonte alimentar “sem a necessidade de sol, chuva ou solo“.
“Em apenas alguns dias, os filamentos crescem e entrelaçam-se, formando um tapete com uma textura semelhante à fibra muscular”, refere a empresa. Depois, o produto resultante “pode ser transformado num sólido, líquido ou em pó”.
O Fy™ é, portanto, mais amigo do ambiente, uma vez que o processo para a sua produção emite menos gases de efeito de estufa do que outras formas de proteína.
O setor dos alimentos alternativos disparou no ano passado, tendo aumentado as vendas a retalho nos Estados Unidos em 27% e elevado o valor total do mercado para sete mil milhões de dólares, de acordo com a Associação de Alimentos Baseados em Plantas (PBFA), um grupo comercial composto por mais de 200 empresas.
Está na hora de deixar de matar outras vidas para nos alimentarmos. Haja progresso
Bom apetite!
É melhor pensarem noutra coisa, isso vai ser tudo vaporizado…