/

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

(dr) NASA

O “Moonikin” que vai a bordo da Orion, na missão lunar Artemis I

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o “Moonikin”, o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano.

Quando a nave espacial Orion, da NASA, descolar na sua missão lunar Artemis I, que está programada para acontecer em novembro, o lugar do comandante não vai vazio. Tal como conta a CNN, este irá ser ocupado por um manequim (equipado com dois sensores de radiação e um fato espacial de primeira geração) para mostrar aquilo que poderão sentir os astronautas durante a missão espacial Artemis II.

Porém, apesar de ter um objetivo bem definido, este manequim ainda não tem nome. É por isso que a agência espacial norte-americana está a desafiar as pessoas a ajudarem-na com esta tarefa.

Desde esta quarta-feira, e até 28 de junho, a NASA está a pedir, através das suas redes sociais, para que os internautas votem entre oito nomes: Ace, Campos, Delos, Duhart, Montgomery, Rigel, Shackleton e Wargo.

“Convidar o público a participar nos concursos de nomes e outros desafios é importante para trazer as pessoas para esta jornada e inspirar a próxima geração de exploradores”, disse Kathryn Hambleton, porta-voz da NASA, citada pela estação televisiva.

“Estamos ansiosos para saber o nome selecionado para o ‘Moonikin’ e encorajamos as pessoas a acompanhar-nos enquanto trabalhamos em direção a uma presença duradoura na Lua e à volta dela e nos preparamos para a primeira missão a Marte”, acrescentou.

Segundo a CNN, os engenheiros da NASA vão comparar os dados de voo do Artemis I com testes anteriores realizados em terra com o mesmo manequim e com humanos para se prepararem para a Artemis II.

“É fundamental obtermos dados do manequim da Artemis I para garantir que todos os sistemas recém-projetados, juntamente com um sistema de amortecimento de energia no qual os assentos são montados, se integram e dão a proteção que os membros da tripulação irão precisar na preparação para a nossa primeira missão tripulada Artemis II”, disse Jason Hutt, líder da Orion Crew Systems Integration, em comunicado.

Este manequim vai poder ter a companhia de Helga e Zohar, duas figuras sem cabeça nem membros que irão sentadas nos dois assentos inferiores da Orion. Ambas fazem parte de um estudo que tem como objetivo quantificar a radiação espacial que os astronautas poderão experienciar dentro da nave espacial durante missões à Lua.

Além disso, também servem para avaliar um colete protetor de radiação, chamado AstroRad, que pode reduzir essa exposição, de acordo com a NASA.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.