10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

José Sena Goulão / Lusa

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita.

É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica.

Portugal participou até agora em sete fases finais e, em todas elas, o Benfica cedeu jogadores. Só no primeiro, em 1984, eram oito, menos um do que os jogadores do FC Porto.

No entanto, não é tão extensa a lista de futebolistas estrangeiros que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica.

Eram oito, até este sábado. Em toda a história dos Europeus. Mas, na mesma tarde, dois nomes foram acrescentados.

Haris Seferović jogou no País de Gales-Suíça, ao início da tarde. O avançado suíço esteve no Europeu 2016 mas ainda não era jogador do Benfica.

Ao final da tarde, quando começou o Bélgica-Rússia, Jan Vertonghen também passou a fazer parte da lista. É igualmente o segundo Europeu para o belga.

Os primeiros estrangeiros do Benfica num Europeu, lembra o playmakerstats, foram os suecos Stefan Schwarz e Jonas Thern, e Sergei Yuran (pela seleção temporária da Comunidade de Estados Independentes). Todos em 1992.

No Europeu 2000, Karel Poborský representou a República Checa.

Fyssas foi campeão europeu em 2004, quando a Grécia levantou o troféu… no estádio do Benfica. O Europeu em Portugal também contou com o croata Šokota.

Outro grego, Katsouranis, esteve presente na fase final do Europeu 2008.

Mais recentemente, em 2016, Lindelöf foi o oitavo estrangeiro do Benfica a jogar num Europeu.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.