10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

José Sena Goulão / Lusa

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita.

É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica.

Portugal participou até agora em sete fases finais e, em todas elas, o Benfica cedeu jogadores. Só no primeiro, em 1984, eram oito, menos um do que os jogadores do FC Porto.



No entanto, não é tão extensa a lista de futebolistas estrangeiros que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica.

Eram oito, até este sábado. Em toda a história dos Europeus. Mas, na mesma tarde, dois nomes foram acrescentados.

Haris Seferović jogou no País de Gales-Suíça, ao início da tarde. O avançado suíço esteve no Europeu 2016 mas ainda não era jogador do Benfica.

Ao final da tarde, quando começou o Bélgica-Rússia, Jan Vertonghen também passou a fazer parte da lista. É igualmente o segundo Europeu para o belga.

Os primeiros estrangeiros do Benfica num Europeu, lembra o playmakerstats, foram os suecos Stefan Schwarz e Jonas Thern, e Sergei Yuran (pela seleção temporária da Comunidade de Estados Independentes). Todos em 1992.

No Europeu 2000, Karel Poborský representou a República Checa.

Fyssas foi campeão europeu em 2004, quando a Grécia levantou o troféu… no estádio do Benfica. O Europeu em Portugal também contou com o croata Šokota.

Outro grego, Katsouranis, esteve presente na fase final do Europeu 2008.

Mais recentemente, em 2016, Lindelöf foi o oitavo estrangeiro do Benfica a jogar num Europeu.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …

Tribunal de Justiça da UE retira imunidade parlamentar a Puigdemont

O Tribunal de Justiça da União Europeia retirou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí. Na sentença proferida esta …