Marine Le Pen, líder da Frente Nacional francesa e Geer Wilders, cabeça do partido holandês Partido da Liberdade, anunciaram ontem uma “aliança histórica” com o objectivo de criar um grupo político no Parlamento Europeu.
O anúncio foi feito em Haia, numa visita de Marine Le Pen ao Parlamento holandês, a convite de Wilders, e tem como objectivo a criação de uma frente comum eurocéptica com vista às eleições europeias, em Maio de 2014. Segundo o anúncio, este grupo representará a voz dos eurocépticos à escala europeia.
Na conferência de imprensa, Geer Wilders assume esta aliança como “o início da libertação deste monstro chamado Bruxelas”, considerando ainda a União Europeia como um “Estado nazi”.
Marine Le Pen, num dia considerado “histórico”, teceu críticas sobre as “velhas nações europeias por estarem obrigadas a pedir autorização a Bruxelas para tudo”, afirmando a necessidade de “reencontrar a soberania territorial, monetária e orçamental”.
O grupo político pretende ainda reunir partidos de extrema-direita de outros países europeus como a Bélgica, Itália, Alemanhã e Áustria.
Esta aliança tem actualmente sete eurodeputados no Parlamento Europeu, três da Frente Nacional e quatro do Partido da Liberdade, sendo necessários 25 de pelo menos sete Estados-membros para conseguir formar um grupo político.
RC, ZAP