O processo de escolha do candidato à Câmara do Porto está a ser liderado por António Costa e o nome deverá ser anunciado em breve. Tudo indica que a aposta recaia numa candidatura que abra um novo ciclo, com as autárquicas de 2025 em mente, já que Rui Moreira estará de saída daqui a quatro anos.
Fonte socialista revelou ao jornal Público que o “secretário-geral tem dialogado” com o presidente da distrital, Manuel Pizarro, e o líder da concelhia, Tiago Barbosa Ribeiro, para que se chegue a uma escolha consensual. O processo pode ficar fechado já esta semana.
Manuel Pizarro e José Luís Carneiro estão a ser equacionados para encabeçar a lista, embora Tiago Barbosa Ribeiro não esteja excluído da equação.
O diário escreve que Pizarro parece levar vantagem por reunir o apoio das estruturas locais do partido. Tanto a concelhia como a distrital consideram que o secretário-geral adjunto do PS não tem um “vínculo suficientemente forte à cidade e à população” para liderar a lista do partido ao Porto, mas Costa pode querer promover o seu braço direito.
Certo é que, independentemente da escolha do candidato, os socialistas não estão felizes por só agora saberem quem vai liderar a candidatura ao Porto.
Fontes socialistas insurgem-se contra a estratégia de António Costa de deixar o Porto para o fim, parecendo dar razão a Rui Rio, que tem dito que o PS desistiu de disputar a câmara de Rui Moreira. “Estamos parados há dois meses e a campanha autárquica não começa com a escolha do candidato”, criticam, citados pelo diário.
O Porto é o único concelho sem candidato do PS escolhido.