/

Este tecido pode ajudar a evitar queimaduras de baixo grau na pele

Um tipo de tecido normalmente usado para equipamentos de corrida pode agora ser usado com componentes eletrónicos arrefecendo o dispositivo e a pele do utilizador.

O tecido tem propriedades de condução de calor semelhantes às do aço inoxidável, dizem os investigadores.

O material do equipamento de corrida é feito de fibras de polietileno de ultra peso molecular. Esses tecidos, à base de polímero, são comercializados pela sua alta resistência, durabilidade e resistência à abrasão. Por outro lado, são frequentemente usados ​​para criar armaduras, equipamentos desportivos especiais, cordas e redes.

Contudo, recentemente uma equipa de investigadores descobriu outros usos para o tecido, nomeadamente como um interface de refrigeração entre a pele humana e os eletrónicos – como é o caso dos telemóveis.

“Este tecido tem grande flexibilidade e propriedades térmicas”, explica Justin Weibel, professor na Universidade Purdue.

Se um material tiver alta condutividade térmica, isso significa que o calor se dissipa mais facilmente. Existem muitos métodos de dissipação de calor para tecidos, desde os simples, aos intrincados até aos mais complexos, escreve o Futurity.

“Estes tecidos de polímero têm propriedades térmicas incríveis que podem manter os dispositivos mais frios e evitar queimaduras na pele de baixo grau”, destacou Weibel.

A equipa descobriu estas propriedades comparando o Dyneema com os tecidos convencionais de algodão, bem como com as folhas de polietileno em forma de não tecido rígido. Para isso, obtiveram várias amostras de tecidos fabricados comercialmente e teceram as suas próprias amostras de fibras Dyneema crus.

Os especialistas colocaram as amostras numa pequena câmara de vácuo, com um fio de metal colocado na superfície como fonte de calor.

Através do uso de um microscópio infravermelho, geraram dados detalhados sobre a quantidade de calor que estava a ser conduzido através da superfície do tecido e em que direção.

Desta forma, descobriram que o tecido Dyneema tem uma condutividade térmica 20 a 30 vezes superior do que outros tecidos, o que é comparável ao aço.

A equipa também testou a flexibilidade do tecido, o que é importante para equipamentos eletrónicos vestíveis.

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.