Este tecido pode ajudar a evitar queimaduras de baixo grau na pele

Um tipo de tecido normalmente usado para equipamentos de corrida pode agora ser usado com componentes eletrónicos arrefecendo o dispositivo e a pele do utilizador.

O tecido tem propriedades de condução de calor semelhantes às do aço inoxidável, dizem os investigadores.

O material do equipamento de corrida é feito de fibras de polietileno de ultra peso molecular. Esses tecidos, à base de polímero, são comercializados pela sua alta resistência, durabilidade e resistência à abrasão. Por outro lado, são frequentemente usados ​​para criar armaduras, equipamentos desportivos especiais, cordas e redes.

Contudo, recentemente uma equipa de investigadores descobriu outros usos para o tecido, nomeadamente como um interface de refrigeração entre a pele humana e os eletrónicos – como é o caso dos telemóveis.

“Este tecido tem grande flexibilidade e propriedades térmicas”, explica Justin Weibel, professor na Universidade Purdue.

Se um material tiver alta condutividade térmica, isso significa que o calor se dissipa mais facilmente. Existem muitos métodos de dissipação de calor para tecidos, desde os simples, aos intrincados até aos mais complexos, escreve o Futurity.

“Estes tecidos de polímero têm propriedades térmicas incríveis que podem manter os dispositivos mais frios e evitar queimaduras na pele de baixo grau”, destacou Weibel.

A equipa descobriu estas propriedades comparando o Dyneema com os tecidos convencionais de algodão, bem como com as folhas de polietileno em forma de não tecido rígido. Para isso, obtiveram várias amostras de tecidos fabricados comercialmente e teceram as suas próprias amostras de fibras Dyneema crus.

Os especialistas colocaram as amostras numa pequena câmara de vácuo, com um fio de metal colocado na superfície como fonte de calor.

Através do uso de um microscópio infravermelho, geraram dados detalhados sobre a quantidade de calor que estava a ser conduzido através da superfície do tecido e em que direção.

Desta forma, descobriram que o tecido Dyneema tem uma condutividade térmica 20 a 30 vezes superior do que outros tecidos, o que é comparável ao aço.

A equipa também testou a flexibilidade do tecido, o que é importante para equipamentos eletrónicos vestíveis.

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …