PS reforça liderança. PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

9

Filipe Farinha / Lusa

A mais recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostra que o PS continua a subir nas intenções de voto (e o PSD a descer).

Segundo o Correio da Manhã, o fosso entre os dois partidos disparou para 16,2 pontos, sendo que o PS está mais perto da maioria absoluta, com uma subida de 1,7 pontos para 37,9% (valor que supera os 36,34% conquistados nas últimas eleições Legislativas).

O PSD mantém-se em segundo lugar, mas recuou para 21,7% nas intenções de voto, o valor mais baixo desde as Legislativas de 2019 (nas quais conquistou 27,76% dos votos).

Tal como mostra o CM, na luta de forças entre direita e esquerda, nem toda a direita junta (37,1%) conseguiria chegar ao Governo, com a esquerda (somando-se também os resultados do PAN) a chegar aos 56,5%.

Bloco de Esquerda e Chega continuam a disputar o terceiro lugar, registando uma descida para os 8,3%; a CDU mantém-se em quarto lugar, com 5,5%, e o PAN segura a quinta posição, com 4,8% das intenções de voto. A Iniciativa Liberal surge logo a seguir, com 4,2%, e o CDS volta a cair, para os 2,9%.

Segundo o matutino, apesar de ter perdido a representatividade no Parlamento com a desvinculação da deputada Joacine Katar Moreira, o Livre pode voltar a eleger, tendo nesta sondagem somado 1,3% das intenções de voto (ultrapassando os 1,09% conquistados nas últimas Legislativas).

Na avaliação dos líderes partidários, numa escala de 1 a 5, apenas António Costa tem média positiva, com 3,3 pontos. André Ventura continua a ser o líder com pior avaliação, com apenas dois pontos. Rui Rio desceu para os 2,8.

Entre os governantes que compõem o Executivo, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, é o que tem a nota mais negativa, tendo sido considerado por 27% dos inquiridos como o pior ministro do Governo, destacando-se muito da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Por outro lado, Marta Temido é a que reúne mais avaliações positivas (25,6%), assim como o ministro das Finanças, João Leão.

ZAP //

9 Comments

  1. O PPD enquanto tiver esta actual direção só se afunda, com tanta gente séria e competente que o PPD tem e entregaram os destinos do PPD a esta gente que nem uma ideia ainda deu do que pretende fazer por Portugal e como pôr essas ideias em prática, ou os actuais dirigentes não deixam que os sérios e competentes tomem conta do partido?

    • apoiado. gente seríssima. ora deixa-me pensar… o Isaltino… o Cavaco… o Dias Loureiro… o Passos e a tecnoforma… o Duarte Lima …. o Relvas… O Ventura, ops, este já não
      Tudo da melhor estirpe

    • Os sérios e os competentes são aqueles que “faziam” cursos para técnicos de aeródromos onde não havia aeródromos… nem formandos?! São esses?!

    • O grande problema é que me parece que estes são os mais sérios do PSD…
      Dar a mão ao Chega no Açores, apoiar uma alucinada na Amadora, apoiar um manfio da bola em Gaia, levar o Isaltino ao colo, dar uma mãozinha ao Santana, etc, etc, dão este resultado…

  2. Isto é surreal. Como tudo o que tem acontecido, com as negociatas a cada esquina do governo, com negociações às escondidas em Bruxelas para o plano de apoio e o PS ainda sobe nas sondagens?!!!!

  3. O Rui Rio começou muito bem, com a retorica de que 1º estava Portugal, acima dos interesses do PSD, continuou em alta, com esta argumentação de salvador da Pátria, até que foi convencido pelos Tachistas do PSD a mudar para uma argumentação oportunista, populista como se os Portugueses ainda estivessem naquela mentalidade partidária como a clubista, em que por exemplo o benfiquismo, ora esse tempo (do Cavaquismo, Jardinismo, Soarismo, etc.) já passou, as Pessoas estão mais cultas e maduras politicamente, hoje as pessoas valem por os atos, e com franqueza levantar bandeiras com cheiro a podre, fazer lembrar a inesquecível, quer queiramos ou não, de má memoria, politica e argumentação dos tempos de Passos Coelho, só pode dar para cavar a cova mais fundo, e ou o Rui Rio larga esses conselheiros Obcecados que apenas estão apressados pelo Tacho, ignorar os concelhos do Jardim, e seguir a sua própria politica e ideias, ou dará um trambolhão de todo o tamanho, os mesmos conselhos já foram dados ao Moedas que teve uma posição classificada de oportunismo com o descalabro dos Sportinguistas, onde perdeu já muitas intenções de voto, estas formas de fazer politica estão ultrapassadas já não se é PSD ou PS porque é PSD ou PS, hoje ganha-se eleições pela qualidade que se demonstra, não pelas criticas que se faz, e assim sendo estas sondagens, a margem de distancia até podem estar erradas por defeito, não estranho que seja muito superior, ou o RR retorna ás suas ideias, do politico diferente ou o PSD com ou sem Rui Rio apaga-se.

  4. Que dizer… Parece que estão todos bem servidos?!…
    Pê…esse, Pê…esse, Pê…esse!
    Votos de boa prisão domiciliária para todos!
    Adeus… pessoas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.