/

Ilha italiana torna-se “covid-free” e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de Capri, em Itália, que se considera segura para viajantes por já ter grande parte da população vacinada.

Em Itália, onde o turismo representa cerca de 13% do PIB, de acordo com dados do governo, uma ilha mostra estar muito à frente no que diz respeito ao combate à covid-19, tornando-se assim perto de ser “covid-free”.

Capri, que se localiza no Golfo de Nápoles, é conhecida por ser visitada por turistas com grande poder económico, por isso passar férias neste pequeno paraíso pode não ser para qualquer bolso.

Contudo, este ano o objetivo é chamar o maior número de visitantes possível e, para isso, as autoridades políticas têm feito um esforço para vacinar a maior parte da população.

No fim de semana passado, o governador da região da Campânia, Vincenzo De Luca, anunciou que o programa de vacinação estava quase concluído, o que poderá tornar a ilha “covid-free”.

“Estamos a preparar-nos para receber milhões de turistas e impedir que estes vão para Espanha ou para a Grécia”, referiu De Luca num discurso.

Por sua vez, o governador de Capri, Marino Lembo, disse à CNN que dos 15 mil habitantes, 80% já receberam a primeira dose da vacina.

Outro dos objetivos de vacinação é que, até ao final desta semana, todos os trabalhadores do setor de turismo que vivem fora da ilha, mas que viajam regularmente para lá, também sejam vacinados.

“É uma mensagem muito forte que enviamos para todo o mundo – todos podem vir aqui com total segurança”, assegurou Lembo.

Em 2020, o setor turístico de Capri teve uma queda de 70% na faturação graças à pandemia, escreve a CNN. Este é um número avassalador para um destino que depende sobretudo do turismo para sobreviver.

Contudo, este ano as autoridades acreditam que a ilha tem muito a oferecer, sem nunca esquecer o distanciamento social.

“Além dos lugares mais conhecidos e da famosa piazzetta onde todos se encontram, Capri oferece trilhas naturais fantásticas adequadas à pandemia”, revela Ludovica Di Meglio, chefe do departamento de turismo daquela ilha.

Mas Capri não é a única ilha a intensificar a sua campanha de vacinação antes do verão. A sua vizinha no Golfo de Nápoles, Procida – que será a Capital Italiana da Cultura em 2022 – já completou todas as vacinações vários dias antes de Capri.

Itália tem aproximadamente 30 pequenas ilhas que passam de relativamente desabitadas a pontos turísticos todos os verões.

A maioria tem cuidados de saúde limitados e o governo italiano autorizou planos de vacinação em massa, situação que causou alguma indignação a outros destinos turísticos, como é o caso de Veneza, Florença e Cinque Terre que não têm prioridade na vacinação.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.