/

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

17

António Cotrim / Lusa

O presidente do Conselho de Administração da PREBUILD, João Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez um mea culpa por “ter andado demasiado depressa” com o crescimento do grupo.

“Vou ser direto: a dívida ao Novo Banco é da minha responsabilidade. A queda do meu grupo aí é que já desconfio da minha responsabilidade”, completou o empresário que disse ter pouco jeito para o papel de vítima, embora tenha considerado ser uma “vítima do GES e do BES”.

Gama Leão deixou várias críticas à resolução do BES, em 2014, quando começaram os problemas do grupo que levaram à falência e à dívida de 300 milhões em incumprimento ao Novo Banco. “Não fui eu que peguei num problema de larápios, mudei o rei e mandei o problema para os contribuintes”, disse.

Segundo o ECO, Gama Leão explicou não tinha “nenhuma dívida pendurada” aquando da criação do Novo Banco.

O grupo estava com falta de ar e o que o Novo Banco me diz então é: vai para casa porque não precisas de medicação. As empresas atrevidas como eram as do meu grupo não têm grande capacidade para brincadeira, e quando corre mal, corre mal. Fiquei sem liquidez e isso foi ficar sem ar”, prosseguiu.

Questionado se andou depressa demais com o crescimento do grupo, Gama Leão fez um mea culpa. “Será que andei depressa demais? Há seis anos que me pergunto isso. Quem não nasceu com apelidos fortes para ter a vida facilitada tem de andar com a vida. Se calhar andei rápido de mais. Essa culpa é minha, não a comparto com ninguém”, disse.

“Só me sentaram à mesa quando foi para me tirar dinheiro”

João Gama Leão, disse que só se sentou à mesa com a família Espírito Santo quando foi para “tirar dinheiro”, detalhando que se encontrou com Ricardo Salgado “duas ou três vezes” para sua “tristeza”.

“Só me sentaram à mesa quando foi para me tirar dinheiro”, disse João Gama Leão na sua audição na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, acrescentando que tinha e tem “boas relações com a família Espírito Santo”.

O empresário da Prebuild, que deve mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco, tinha sido questionado pela deputada Joana Sá Pereira (PS) sobre se era chamado a falar acerca da gestão do grupo Espírito Santo (GES).

“Com o doutor Ricardo Salgado não falava. Posso dizer que me encontrei duas ou três vezes com ele, para tristeza do meu passado”, acrescentou o empresário.

No entanto, João Gama Leão descartou que tivesse investido “para ser beneficiado em financiamentos” pelo grupo.

“Lembro-me de um almoço que tive com o doutor Ricardo Salgado, e depois de eu já ter investido no grupo Espírito Santo – se não me falha na ESI [Espírito Santo International] – e sentou-me à cabeceira da mesa e disse-me que a família nunca esquece quem os ajuda”, contou.

Admitindo que “hoje pode parecer ridículo“, Gama Leão referiu que “ter o doutor Ricardo Salgado a agradecer” o investimento foi “dos momentos mais altos” da sua carreira.

“Quanto a isso resultar em benefícios no banco, acho que é fácil mostrar que se há coisa que não fui foi beneficiado”, disse o líder da Prebuild.

João Gama Leão fez questão de separar a família Espírito Santo de Ricardo Salgado, considerando incorreto “resumir demasiado aquilo que é a história daquela família” ao antigo líder do BES.

O empresário considerou que “era absolutamente estratégico” para o ritmo de crescimento da Prebuild “ter uma posição no melhor banco” em Portugal.

João Gama Leão considerou que se endividou “para expandir negócios” e para “internacionalizar empresas portuguesas”.

Aceito o rótulo de grande devedor. Eu não aceito é que me comparem com esta elite podre que tem vindo cá, isso é que eu não aceito. Essa gente endividou-se para comprar ações, para fazer tudo, para manipular o mercado, para servir o doutor Ricardo Salgado”, referiu.

O fundador da Prebuild declarou ainda que nem ele nem a sua família tiveram qualquer empresa offshore e que desconhece a sociedade Legomix, de Malta, avança o Expresso.

“Não tenho, nunca tive, nem ninguém da minha família, nem o canário, zero”, afirmou.

Contudo, não só os dados do registo comercial de Malta mostram que a empresa era detida pelo seu irmão, Martinho Gama Leão, como a própria Prebuild, em 2017, admitiu ao Expresso que se tratava de uma empresa integrada no grupo.

Ana Isabel Moura, ZAP // Lusa

 

 

17 Comments

  1. “Não fui eu que peguei num problema de larápios, mudei o rei e mandei o problema para os contribuintes”
    Melhor descrição do que foi feito com a criação do N. Banco pelo Passos e companhia – o tal que garantiu que o NB não iria ter custos para o contribuinte e, que agora está a dar os resultados que todos vemos!…

      • Deves ter…
        Não foi o Passos que criou o NB e quem garantiu que era uma solução “sem custos para os contribuintes”?!
        Volta lá a 2014 e revê o que foi feito e dito nessa altura.

      • Pois é. Felizmente desde há seis anos nunca mais ninguém governou Portugal, há apenas uns gajos quasiquer que dizem que a culpa é do Passos.
        Ele há coisas…!

      • Tens a certeza que leste a notícia?!
        Convém ler antes de comentar para evitar esses “bitaites” completamente ao lado…

    • Com o Passos não sei se o problema sobraria para os contribuintes, fico com dúvidas, mas não ponho as mãos no fogo. Com o Costa, grande estadista, está mais do que visto o resultado, aí não há dúvidas …

      • Os seus amigos xuxalistas também tem o montepio a rebentar e não o ouço dizer nada. Malícias, Pedroso, etc, tudo excelentes administradores

      • Esses vigaristas do Montepio (padre Melícias e Tomás Correia) também são amigos do Passos?
        Isso explicaria muita coisa…
        Mas deves ter algum problema de audição porque senão saberias o Tomás Correia (depois de mais de 10 anos de vigarices) foi afastado do banco e multado pelo BdP.
        O Pedroso é administrador de quê?

      • Sabes pouco. vê o emprego do Pedroso no Montepio e o respectivo vencimento. Não é só ser trol do PS, convém saber alguma coisa e ler.

      • “Cala-te”?!
        Mais uma vez estás todo baralhado… estarás a falar para os teus filhos??
        .
        Mais uma vez: O Pedroso é administrador de quê?

    • Já uma vez lhe disse que não tendo sempre pode comprar uns neurónios. Não tenho que ver nada com o Passos e sei que ele fez o inimaginável com as pensões e salários, não sendo o primeiro a fazer uma lei retroactiva,aí o grande só ares foi inovador e imbatível. Também esse foi herdeiro como o sócrates 44, teve uma fundação paga, histórias de macau, pode ler o livro Memórias de Um PS Desconhecido de Rui Mateus, para se inteirar da coisa se interessar, o que duvido. Agora quem vendeu o NB e assinou o contracto confidencial foi o seu amigo Costa / Centeno. Portanto o seu a seu dono, mas tem mais, SIRESP, KAMOVS, etc. Deixe de ser desonesto …

      • Como se vê, essa compra de neuronios não resultou nada bem contigo… ainda não percebeste que a noticia é sobre a criação do NB e não sobre o resto…

      • Já lhe dei muita palha para comer, tenho mais do que fazer do que aturar ignorantes armados em sábios. Passar bem

      • Não devias exagerar da palha… depois ficas assim…
        Já que falaste no Pedroso, eu fui verificar e, o Pedroso não é administrador e nem sequer trabalha no Banco Montepio!
        Foi contratado Associação Mutualista Montepio para “elaborar estudos”; daí até ser administrador do Banco Montepio ainda vai uma enoooorme distância.
        .
        A ver se desta vez passa….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.