/

Helicóptero Ingenuity faz voo histórico em Marte

O Ingenuity, helicóptero da NASA, fez o seu primeiro voo de teste, esta segunda-feira, em Marte. Foi a primeira vez na História que um aparelho construído por seres humanos fez um voo controlado noutro planeta.

“Os dados do altímetro confirmam que o Ingenuity fez o seu primeiro voo. O primeiro voo de um aparelho propulsionado noutro planeta”, afirmou o controlador do helicóptero, Havard Grip, numa comunicação emocionada e aplaudida entusiasticamente pelos seus colegas da agência espacial norte-americana.

“Aconteceu. Hoje, o nosso helicóptero em Marte provou que é possível fazer um voo controlado e motorizado na superfície de outro planeta. Foi preciso um pouco de ingenuidade, perseverança e espírito para tornar esta oportunidade uma realidade”, escreveu a NASA na sua conta do Twitter.

O Ingenuity (“Engenho” em Português) transportou um fragmento de tecido das asas que protagonizaram outro voo histórico: o do avião dos irmãos Wright, que fez o primeiro voo controlado registado na História, em 1903.

 

No início de abril, o helicóptero da NASA, que chegou a Marte em fevereiro acoplado ao robô Perseverance, já tinha dado um primeiro passo histórico, ao ter sobrevivido à sua primeira noite sozinho no Planeta Vermelho.

Composto por quatro pés, um corpo e duas hélices sobrepostas, o Ingenuity pesa apenas 1,8 quilos e mede 1,2 metros de uma ponta à outra das suas pás. A NASA planeia fazer mais voos com o Ingenuity.

O Perseverance ficou colocado num ponto de observação no qual pôde utilizar as suas câmaras para captar fotografias de todo o processo deste voo do helicóptero ultraligeiro. As imagens já foram divulgadas na sua conta oficial do Twitter.

 

Em Marte, o principal objetivo do Perseverance é procurar sinais de vida microbiana durante pelo menos um ano marciano, cerca de 687 dias terrestres. Para isso, irá recolher amostras de rochas e solo, armazená-las em tubos e deixá-las na superfície do planeta para uma futura transferência para a Terra.

O robô vai também estudar a geologia do planeta e testar formas de os astronautas em futuras missões poderem produzir oxigénio a partir do CO2 da atmosfera, que possa ser usado para respirar e como combustível.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.