/

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi “injusta”

Marcos Santos / USP Imagens

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação.

De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota. Todos os partidos votaram a favor das iniciativas do PSD, CDS e do PAN, exceto o PS e dois deputados socialistas – Miguel Costa Matos e Filipe Pacheco – que se abstiveram.

“Sejamos claros e diretos: esta limitação prejudica os alunos que pretendem realizar exames de melhoria com o objetivo de aumentar a nota do ensino secundário e subir a média de candidatura ao ensino superior”, afirmou o deputado do PSD Alexandre Poço.

Já para o líder da Juventude Social Democrata, que lamentou o facto de o Executivo não ter preparado melhor toda a logística dos exames em plena crise sanitária, era fundamental corrigir esta “injustiça”.

“O desnorte é tão grande que hoje mesmo o PS apresenta um projeto lei com o qual concordamos para permitir o acesso aos alunos do Ensino Superior a todas as fases de exames, mas de forma surpreendente o mesmo PS nega esse direito aos alunos do ensino secundário”, atirou.

As várias críticas ao Governo surgiram por ter sido decidido manter, neste ano letivo, o fim da contabilização dos exames finais do secundário para efeitos da avaliação interna – medida tomada no ano letivo passado, devido à pandemia de covid-19.

“O princípio é simples e tem que ver com a possibilidade que existia até ao final ano passado de quem entende que quer um esforço adicional para ter melhor resultados aumentar a possibilidade de acesso ao ensino superior”, argumentou Ana Rita Bessa, do CDS-PP, considerou que a decisão do Executivo no ano passado foi “errada”.

Bebiana Cunha, do PAN, lamentou ainda aquela que considera ter sido uma “decisão injusta” do Governo, que prejudica vários estudantes que têm feito um “esforço hercúleo” para acompanharem as aulas por via remota, escreve o semanário.

“É preciso resolver o problema de estudantes apanhados desprevenidos em plena crise sanitária de poderem ver ainda mais agravada a sua situação académica porque o Governo decidiu vedar-lhe a possibilidade de realização de exames para melhoria de nota interna”, acusou.

A deputada comunista Ana Mesquita alertou para as dificuldades sentidas pelos alunos do secundário e do ensino superior, que estão cada vez mais “desmotivados” e “cansados” do ensino à distância, mas a deputada do PS, Carla Sousa considerou que uma nova alteração de regras “só poderá ser motivo de mais ansiedade e insegurança”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.