Marinha britânica gasta 50 milhões de libras em “nave-mãe”

(dr) Royal Navy

A Marinha Real Britânica vai gastar 50 milhões de libras numa “nave-mãe” que vai permitir às tropas estarem constantemente prontas para a ação.

Um dos três navios de apoio logístico da classe Bay será convertido para atuar como um navio de ataque “ágil e letal”.

Além do dinheiro despendido na embarcação, serão ainda gastas 40 milhões de libras no desenvolvimento da Força de Comando para a operacionalizar, escreve o The Telegraph.

Este navio vai permitir à Marinha Real Britânica enviar tropas em longas missões para ajudar aliados em conflitos ou até mesmo responder a ameaças internas. O navio terá a capacidade para transportar 400 soldados e será equipado com tecnologia que permitirá operar drones aéreos, terrestres e subaquáticos.

Drones aerotransportados, como o helicóptero Anduril Ghost, serão usados para espiar o inimigo. O bote insuflável será convertido num drone e vai carregar câmaras, sensores acústicos e armas, caso os testes em decurso sejam bem-sucedidos.

Outras nações estão a desenvolver conceitos semelhantes. Acredita-se que até 200 Forças Especiais dos EUA operem a partir do MV Ocean Trader e o Irão usa o Saviz, um navio mercante convertido que tem uma estação permanente no Mar Vermelho.

O especialista em submarinos, H I Sutton, disse ao The Telegraph que o Saviz, embora básico, é uma embarcação com provas dadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.