/

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

Hugo Delgado / Lusa

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS.

Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O melhor jogador a atuar de momento na Liga NOS, de acordo com o índice de performance da InStat e do Observatório do Futebol (CIES), é Wilson Manafá.

O lateral direito portista tem estado em boa forma ao serviço do FC Porto. O jogador de 26 anos esteve em evidência, por exemplo, no jogo frente à Juventus, no qual conseguiu anular as constantes ameaças dos campeões italianos.

Manafá é um dos elementos mais utilizados por Sérgio Conceição nesta temporada, participando em 30 jogos até ao momento. A aposta do treinador portista é corroborada pelas estatísticas, que mostram a influência do jogador no sucesso da equipa.

Qualidades como a velocidade, a propensão ofensiva e a capacidade de desarme fazem de Manafá uma boa opção para o futebol moderno, em que um ala tem de saber atacar tão bem quanto defender.

O índice da InStat é usado pelos departamentos de scouting dos grandes clubes europeus e é calculado com base num algoritmo que considera a contribuição do jogador para o sucesso da equipa, a importância das suas ações, o nível do adversário e o nível do campeonato em que joga.

De acordo com o seu site, cada parâmetro tem um fator que muda dependendo do número de ações e eventos na partida. Existe um conjunto único de parâmetros chave para cada posição (12 a 14 fatores). O peso dos fatores de ação difere dependendo da posição do jogador – por exemplo, erros graves cometidos por defesas centrais e a sua frequência afetam o Índice InStat mais do que aqueles cometidos por atacantes.

Pondo os dados todos na misturadora, Wilson Manafá recebe um índice de 301. João Cancelo, por exemplo, tido como o lateral direito em melhor forma, tem um índice de 366. Lionel Messi, o jogador com o maior índice, atinge os 398.

Jogadores como Pedro ‘Pote’ Gonçalves, Jan Vertonghen ou Jesús Corona aproximam-se do desempenho de Manafá. No entanto, para todos os efeitos, é o lateral quem usa a coroa.

Os primeiros atletas fora dos ‘três grandes’ a aparecerem são todos eles do Sporting de Braga: Iuri Medeiros e Wanderson Galeno, empatados no 21.º lugar, e Raúl Silva, em 25.º lugar.

Tiago Tomás (135.º), Moussa Marega (111.º) e Haris Seferovic (109.º) são os jogadores pior cotados do ‘três grandes’.

Todavia, o melhor onze a atuar de momento em Portugal seria constituído unicamente por jogadores de FC Porto, Sporting CP e SL Benfica.

BuildLineup

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.