/

Governo volta a adiar Dia da Defesa Nacional. Convocatórias suspensas até 30 de abril

Defesa Nacional / Facebook

O Ministério da Defesa Nacional vai prolongar a suspensão das convocatórias do Dia da Defesa Nacional até, pelo menos 30 de abril. As novas datas estão prevista para a partir de 1 de maio.

De acordo com um comunicado do Governo, o Ministério da Defesa Nacional vai voltar a adiar o tradicional Dia da Defesa Nacional. “Atendendo à evolução da pandemia Covid-19, o Ministério da Defesa Nacional decidiu prolongar a suspensão do início da 17.ª edição do Dia da Defesa Nacional (DDN), até 30 de abril”, lê-se.

Segundo o Governo, o prolongamento da suspensão do Dia da Defesa Nacional em todos os Centros de Divulgação afeta “um total de 54.335 jovens que corresponde a 25.710 convocados entre os dias 7 de janeiro e 28 de fevereiro e 28.625 cidadãos e cidadãs convocados(as) para cumprir o seu dever militar entre os dias 1 de março e 30 de abril”.

O Ministério da Defesa Nacional adiantou ainda que 17.ª edição do Dia da Defesa Nacional tem agora o arranque previsto para 1 de maio.

A 17ª edição do Dia da Defesa Nacional vai abranger ao longo do ano um total de 58.943 jovens nascidos em 2002 e ainda 30.641 cuja comparência foi adiada devido à suspensão ocorrida durante o ano de 2020.

No início da pandemia, o Dia da Defesa Nacional foi adiado várias vezes devido à evolução epidemiológica em Portugal. Após ter estado suspenso desde 9 de março, o Dia da Defesa Nacional regressou ao formato presencial a 2 de setembro.

O ministério adiantou, à época, que foram criados “percursos seguros e adotadas as medidas de afastamento social em vigor”, todos os espaços serão higienizados e estarão disponíveis materiais de proteção pessoal, nomeadamente desinfetante para mãos e máscaras, “que serão obrigatórias para todos”.

No início de janeiro, devido ao aumento de casos de covid-19 em Portugal, o Dia da Defesa Nacional foi adiado para o final de fevereiro, tendo sido agora renovado esse adiamento.

Desde que foi criado, em 2004, mais de 1,2 milhões de jovens participou nesta iniciativa, que tem por objetivo sensibilizar os mais novos para a Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas.

Maria Campos, ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.